Setur promove 1ª Semana de Capacitação Turística a partir da próxima terça-feira  

06/10/2020

 

A Secretaria de Turismo de Presidente Prudente (Setur) realiza a partir da próxima terça-feira (13/10), e até o dia 16, a 1ª Semana de Capacitação Turística. O evento, que será totalmente on-line, visa capacitar gestores e profissionais do setor com foco na retomada das atividades que estavam suspensas devido à pandemia de coronavírus, a Covid-19.

 

A Semana de Capacitação Turística tem como público-alvo o comércio, sendo lojas de artesanato, artesãos e ambulantes; os atrativos turísticos, como parques, museus e centros culturais; as informações turísticas, como guias e atendentes de agência de viagens; a hotelaria, sendo os hotéis, pousadas e albergues; a gastronomia, como os restaurantes, bares e lanchonetes; a segurança e saúde, sendo os hospitais e a segurança municipal; os transportes, como locadoras, aeroportos, rodoviárias e taxistas; e a educação, sendo os alunos de universidades e escolas técnicas de turismo.

 

A iniciativa da Setur conta com a parceria de cinco instituições, são elas: Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fatec (Faculdade de Tecnologia), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Elas disponibilizaram palestrantes especialistas nos temas a serem discutidos. Cabe ressaltar que toda programação é gratuita e será transmitida pelo canal do Youtube da secretaria. Além disso, não é necessário realizar inscrição.

 

No eixo de gestão, a programação será sempre entre 15h e 18h, com as seguintes temáticas: na terça-feira (13), ‘Formalização’, com a especialista Juliane de Souza Damno; e ‘A importância e efetivação das políticas públicas de turismo em tempos de pandemia no Brasil’, com a especialista Berta Nascimento. No dia 14, ‘Negociação’, com a especialista Fabíola Maria de Oliveira Neias; e ‘Planejamento Trabalhista’, com a especialista Vivian Alves de Almeida Veiga Batista.

 

Ainda pelo eixo gestão, no dia 15 serão debatidos os temas ‘Inove nas Vendas’, com a especialista Selma Gomes da Luz; e ‘Técnica Swot para o Planejamento de Destinos Turísticos’, com a doutora Renata Maria Ribeiro. Encerrando a programação, no dia 16, serão os assuntos ‘Proteja o Caixa da Empresa’; e ‘Conheça o Crédito Certo Para Seu Negócio’, ambos com o especialista Guilherme Aparecido Soares da Silva.

 

Já no eixo operacional, as palestras serão ministradas das 19h às 22h, com as seguintes abordagens: ‘Planejamento Turístico em Tempos de Pandemia’, com a doutora Mariana Cristina da Cunha de Souza; e a mesa redonda ‘O que é Turismo?’, com o doutor Francisco Barbosa do Nascimento Filho, com os mestres Yuri Correa dos Reis e Yuri Azevedo Moita Gonçalves, e os especialistas José Carlos Cavalcante e Augusto Márcio Litholdo.

 

No dia 14, a programação será a seguinte: ‘Hospitalidade? Afinal pra que serve? Potencial de um APL em Presidente Prudente’, com o mestre Yuri Correa dos Reis; e ‘Turismo Rural’, com a doutora Rosângela Custódio Cortez Thomaz. No dia 15, ‘Cozinha natural vegetariana e vegana com práticas sustentáveis’, com Priscilla Herrera; e ‘Novos protocolos de gastronomia’, com a professora especialista Thaiane Ferreira.

 

Encerrando a programação do eixo operacional, no dia 16, ‘Hospitalidade na Hotelaria’, com o doutor Francisco Barbosa do Nascimento Filho; e a mesa redonda ‘Enfrentamento da crise’, com o doutor Vagner Sérgio Custódio, com os mestres Robson Ricardo Moreira da Silva, Yuri Correa dos Reis e Yuri Azevedo Moita Gonçalves, e os especialistas José Carlos Cavalcante e Augusto Márcio Litholdo.