Sesc Thermas promove atividades gratuitas para crianças na Semana Mundial do Brincar

16/05/2018

De 20 a 27 de maio, são oferecidas programações como vivências, 
oficinas e instalações. Evento tem parceria com a Aliança pela Infância

Vivências, oficinas e instalações. Tudo para que os adultos possam refletir sobre a importância da brincadeira e, junto com as crianças, sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: pular, correr, desenhar, cantar... Enfim, brincar.

Com esta proposta, a Semana Mundial do Brincar oferece de 20 a 27 de maio, no Sesc Thermas de Presidente Prudente, uma série de atividades especiais e gratuitas para todas as crianças e suas famílias.

Realizada anualmente em parceria entre o Sesc São Paulo e a Aliança pela Infância, o evento, que neste ano tem o tema “O brincar de corpo e alma”, começa com três atividades no domingo (20). Das 9h às 17h30, a vivênciaMonta e Desmonta oferece um espaço com brinquedos de encaixar, que podem se tornar castelo, cavalo, foguete e qualquer outra coisa que a imaginação da garotada permitir. A atividade segue até o dia 27/5.

Ainda pela manhã, às 10h30, o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro, ensina as crianças a criarem um dos brinquedos mais tradicionais na oficina de Confecção de Pipas.

Já às 15h, a instrutora prudentina de ioga Rafaela Cacciatori ministra a oficina Shantala: Massagem para Bebês. A atividade permite fazer carinho no bebê ao mesmo tempo em que se aplica uma massagem oriental, combinação que pode trazer benefícios para o pequeno, como alívio de cólicas, melhora no sono e no apetite, além do fortalecimento de vínculo afetivo e efeito expectorante.

A Semana Mundial do Brincar continua no próximo fim de semana, com mais três atividades realizadas tanto no sábado quanto no domingo, dias 26 e 27/5. Das 9h às 17h, há a instalação Formas e Brincadeiras, um espaço que une formas e cores para que as crianças e seus acompanhantes desenvolvam movimentos e brincadeiras com o corpo e as peças geométricas.

Às 14h, a instrutora Rafaela Cacciatori comanda mais uma atividade, a vivência de Estimulação Sensorial. A proposta é estimular tato, paladar, olfato, visão e audição por meio de divertidas brincadeiras. Fechando a série de atividades, às 16h, a oficina de Brinquedos Antigos, liderada pelo professor Itamar Xavier de Camargo, de Presidente Prudente (SP), faz um resgate a velhos passatempos infantis, como peão, foguete caseiro e bolhas de sabão.

Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.

Mais sobre a Semana Mundial do Brincar

Desde os primórdios da humanidade, existem registros comprovando que a brincadeira está presente no cotidiano das crianças. Achados arqueológicos também mostram que a humanidade brincava muito antes de aprender a escrever, e que jogos como “cinco-marias” já eram conhecidos na Pré-História.

Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina. Brincar é, por excelência, a linguagem da infância que interpreta as coisas do mundo. Além de ser uma fonte de imenso prazer na vida das crianças, também cumpre funções de desenvolver capacidades de expressão, organização dos sentimentos e processos criativos.

Por tudo isso, a Semana Mundial do Brincar visa promover e valorizar o ato de brincar, de modo coletivo, cuja convivência entre gerações seja motivada a partir da relação lúdica com o espaço, com os objetos e, sobretudo, com as pessoas.

A Semana é uma mobilização que ocorre desde 2009 e está atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, na qual reúne diferentes atores como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros, com o objetivo de ressaltar a importância do brincar na sociedade. Uma semana de mobilização promovida por todos os núcleos da Aliança pela Infância no Brasil e nos municípios parceiros.

SERVIÇO

 

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

 

Vivência – Monta e Desmonta

Com os instrutores de atividades físico-esportivas do Sesc Thermas.

De 20 a 27 de maio, domingo a domingo, das 9h às 17h30.

No Quintal do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: de 1 a 6 anos.

 

Oficina – Confecção de Pipas

Com o monitor de esportes do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro.

Dia 20 de maio, domingo, às 10h30.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: de 3 a 6 anos.

 

Oficina – Shantala: Massagem para Bebês

Com a instrutora Rafaela Cacciatori, de Presidente Prudente (SP).

Dia 20 de maio, domingo, às 15h.

Na Sala de Ginástica Multifuncional do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento do Sesc. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 1 ano.

 

Instalação – Formas e Brincadeiras

Dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, das 9h às 17h30.

No Quintal Esportivo do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: até 6 anos.

 

Vivência – Estimulação Sensorial

Com a instrutora de ioga Rafaela Cacciatori, de Presidente Prudente (SP).

Dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, das 9h às 17h30.

No Quintal Esportivo do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: até 6 anos.

 

Oficina – Brinquedos Antigos

Com o professor Itamar Xavier de Camargo, de Presidente Prudente (SP).

Dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, às 16h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 6 anos.