Seplan apresenta sistema eletrônico para aprovação de projetos da construção civil

10/09/2020

 

 

A Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) realizou nesta quinta-feira (10/09) no Centro Cultural Matarazzo,  a apresentação do novo sistema que agilizará a emissão de licenças para obras e aprovação de projetos na área da construção civil, como alvarás, Habite-se, entre outros.

De acordo com o secretário da Seplan, Abel Luís Gomes Brondi, com a utilização do sistema, a emissão de documentos importantes na área da construção civil, como alvarás de Aprovações, Habite-se, Regularizações e Desmembramentos, serão feitas de forma 100% eletrônica com a expetativa de diminuir os prazos em até 60%.

A ferramenta permitirá que engenheiros e arquitetos possam obter licenças e projetos pela internet de maneira ágil e menos burocrática. Com isso, haverá economia de tempo em eventuais filas e descolamentos.

A ferramenta também irá melhorar a qualidade do atendimento ao público e procedimentos internos com a digitalização dos processos para garantir agilidade e transparência, além de economia na impressão de arquivos e menor número de correções.

 “A primeira etapa do sistema inclui quatro procedimentos: Aprovações, Habite-se, Regularizações e Desmembramentos. O restante dos processos que envolvem a Seplan serão inseridos no andamento da implantação, inclusive os alvarás de abertura de empresa”, adianta o secretário.

A apresentação antecede a implantação do projeto, previsto para ocorrer na próxima semana. Na ocasião foram apresentados os benefícios da ferramenta ‘Aprova Digital’, cuja aplicação no município contará com apoio da Setec (Secretaria de Tecnologia da Informação), para trazer maior funcionalidade ao serviço público.  

Para aplicação da ferramenta foram adquiridos 15 equipamentos Workstation que compreende computadores específicos para manipulação de gráficos, plantas, que garantem maior agilidade ao processo.

O sistema foi apresentado pelo representante da Aprova Digital Leonardo Casagrande, que informou que Outras cidades que já utilizam a plataforma: São Paulo, Mogi das Cruzes Itajaí e Joinvile; Chapecó, Cascavel, dentre outras.