Semob fiscaliza nova medida determinada por TAC para higienizar transporte público

06/07/2020

Com o objetivo de diminuir os riscos de transmissão do novo coronavírus no transporte público de Presidente Prudente, a partir desta segunda-feira (06/07), os ônibus recebem uma nova medida de higienização.

Conforme TAC firmado entre Prudente Urbano e Ministério Público, a frota operante receberá uma higienização durante o trajeto, com isolamento dos passageiros através do desembarque e, após ser higienizado, eles retornam ao veículo.

A medida será fiscalizada pela Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) com a presença de fiscais. O secretário da pasta, Adauto Cardoso acompanhou a ação realizada nos ônibus que passaram pelo ponto da Praça Monsenhor Sarrion.

A ação será feita em três pontos de higienização: além da Praça Monsenhor Sarrion, terá no Terminal Central e ponto final do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Segundo a empresa, o objetivo é atingir todos os ônibus em circulação, com equipes de higienização das 8h às 18h.

Os pontos foram sinalizados e receberam recuo para o desembarque de passageiros durante a limpeza. A higienização rápida de dois a três minutos utiliza álcool para limpeza de assentos e todos locais de manuseio do passageiro, passa a ser incluída no protocolo de medidas sanitárias de higienização do transporte público, já existente na rotina da empresa.

De acordo com o secretário da Semob, Adauto Cardoso, todo sistema de assepsia dos ônibus já vinha sendo feito por determinação dos decretos municipais. A nova medida determinada pelo TAC, solicita agora o isolamento destes passageiros, para que eles desçam e as equipes adentrem o ônibus para realizar a limpeza de forma rápida.

Em seguida os passageiros adentram novamente para o seu destino. Segundo ele, a Semov fiscalizará a nova medida determinada pelo Ministério Público, para que a empresa de transporte público cumpra o que foi estabelecido.