Semepp resgata trajetória de amor ao esporte do professor  Van-Dal

05/05/2020

O professor João Orlando Van-Dal está entre os homenageados pela Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) em resgate de sua trajetória. Casado com a professora  Márcia, ele tem dois filho e 3 netas. Ele é formado  pelo IMESPP (Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente) atual Unesp, em 1987.

Jogou futebol no  Atlético Clube de Paranavaí PR categoria (Júnior), onde disputou o Campeonato Paranaense de Futebol Júnior. Depois praticou futsal pela Farmácia São Lucas; Handebol, Jogos Escolares do Paraná.

No atletismo, representando a extinta Autarquia Municipal de Esportes na prova do lançamento do dardo, ele conseguiu os seguintes títulos:-  campeão do Jebs Jogos Escolares Brasileiros 83/84; Vice- Campeão Sul-americano de Atletismo no lançamento do Dardo em Caracas Venezuela, campeão Regional, várias vezes, Campeão dos jogos Abertos de São Paulo, Campeão Paulista, Brasileiro.

No Handebol, a convite do então presidente Adjunto Sr Orlando Moretti da extinta AMEPP em 1988, Van-Dal montou a primeira equipe de handebol da cidade, para disputar os Jogos Regionais em Presidente Prudente, onde Prudente  com o vice campeonato. Este trabalho permaneceu até 1992, disputando sempre os Regionais e Abertos.

“Nossa melhor colocação foi um honroso sexto lugar, sim dada as condições de treinamento e a dificuldade de patrocínio para manter as equipes, todos os atletas eram amadores, prata da casa, jovens que se deslocavam das escolas e universidade até o Ginásio Municipal, para realizar os treinos das 23:30h até1:30h da madrugada. Não éramos um grupo mas uma família. Ser e estar como educador físico, é uma realização de um sonho, que desde criança estava no meu coração. Sou filho de professora, tenho irmãs professoras, tias e agora minha filha também é e está exercendo a mesma profissão (história), com amor e dedicação. Digo sempre não só no esporte mas para a vida. Faça aquilo que realmente ama, não por dinheiro, obrigação ou fama, se não isso se torna um enfado, sem alegria. É ir para o trabalho ou treino, com desejo de fazer melhor a cada dia. Sentir prazer naquilo que faz. O período foi longo inúmeras histórias, mas gostaria de deixar registrado que este grupo do handebol, tem laços de amizade até hoje, e isso é o que fica, as medalhas o pódio, ficam na memória a amizade fica eternamente no coração. Vim para Prudente em 1984, para fazer parte da equipe de Atletismo, comandada pelo Técnico e amigo, Jayme Netto e aqui estou até hoje trabalhando, constitui família e conquistei muitos amigos. Hoje estou trabalhando no Colégio Objetivo com muito orgulho”, comentou Van-Dal.

Vale ressaltar que seguindo as orientações do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas.