Semepp homenageia professora Angélica Lopes funcionária da pasta há 30 anos

01/06/2020

O Governo de Prudente, através da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte) presta homenagens aos professores do quadro de funcionários através matérias que destacam a sua contribuição ao esporte. A entrevistada de dia é a professora recreacionista, Maria Angélica Lopes Freitas, com quem é casada com Israel Lopes Freitas desde 1998. O casal tem duas filhas, Maria Clara de 20 anos e Maria Eduarda de 14 anos.

 

Angélica conclui a Licenciatura em Educação Física em 1989, na Unesp Campus de Presidente Prudente, juntamente  com amigos que trabalham dentro da pasta. Segundo ela foi uma época maravilhosa de muitas alegrias e amigos, que permanecem até hoje nos encontros e festas que realizam juntos.

 

“Sempre gostei de esportes, aprendi várias modalidades esportivas e gosto muito de basquete, mas descobri na época de faculdade a minha aptidão pelo atletismo, onde participei de Jogos Regionais e Jogos da Unesp, fazia as provas de 100 e 200 metros, mas foi por pouco tempo, pois não tinha muito tempo para treinar devido ao trabalho”, contou Lopes.

Ela começou  a trabalhar na antiga Amepp- Autarquia Municipal de Esporte  em 1989, como Supervisora Técnica Desportiva, onde cuidava de toda documentação de atletas, com isso sempre trabalhou em Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior na organização da parte técnica junto com o saudoso amigo Jarciro Aleixo Junior o querido e competente “Juninho, que faleceu de forma precoce.

“Aprendi muito em jogos em vários setores, eram muitos dias fora de casa, mas em jogos nos tornavam uma grande família, na qual também fez parte o Jornalista da Semepp Marcos Chicalé, e aprendemos muito com os veteranos Sebastião Xavier Torres o querido “Tião” e o saudoso Sr. Roque, que deixaram muitas saudades, agradeço a Deus sempre por viver e aprender muito nessa época de AMEPP”, reconheceu Angélica.

Segundo Angélica, após 02 anos de ingresso na Amepp, o Coordenador de Recreação  e Eventos o professor Marcos Alves Borba à quem ela tem  também muita gratidão e a professora Rosalina Rodrigues Coelho ao qual a  convidaram para fazer parte do Departamento de Recreação e Eventos, com o aval do presidente da AMEPP na época, o professor Fortunato D’Antônio Ronchi , o “Natinho”, que agradeço imensamente por essa oportunidade.

“Na Recreação me encontrei e me realizei, sinto muito orgulho e prazer em realizar o meu trabalho, sendo em manhãs de lazer com o “Programa Brincando na Rua” ou em qualquer evento recreativo e ou esportivo, como Festival de Pipas, Passeio Ciclístico, Corridas e Caminhadas e organização de jogos. O programa “Brincando na Rua” existe há mais de 30 anos, e já foi tese de uma defesa de doutorado, onde foi constatado que é o programa municipal de mais durabilidade no estado, na área de lazer. O Programa tem como objetivo levar o lazer próximo à comunidade do bairro onde é realizado, promovendo a interação, oportunizando  às crianças, adolescentes e adultos para as famílias vivenciarem práticas desportivas e de recreação em um ambiente próximo as suas casas, onde o participante escolhe a atividade de forma espontânea, satisfazendo seus anseios voltados ao lazer, aproveitando o seu tempo livre para buscar de maneira lúdica e satisfatória seu bem estar físico, mental e social”, explicou Freitas.

Além da realização do programa Brincando na Rua, o departamento realiza e organiza outros eventos como o Festival de Pipas que esse ano de 2020 vai para a 35º edição com a parceria do Jornal “O Imparcial” e vários apoiadores, é um evento muito especial para toda família, que esta no calendário da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.

“Organizamos e realizamos também Passeios Ciclísticos, Corridas e Caminhadas com parcerias com outras entidades. Desde que comecei a trabalhar na Amepp/Semepp, participei da organização e realização de todos os jogos realizados aqui em nosso munícipio, entre eles os Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais, Jogos Estudantis Brasileiro, Jogos Regionais e Estaduais do Idoso e muitos outros  na organização e realização de cerimoniais de aberturas, encerramentos e premiação, é um trabalho muito gratificante, me sinto muito realizada em trabalhar na organização de jogos. Sinto orgulhosa em fazer parte da equipe SEMEPP, porque nada se faz sozinho, a equipe sempre foi maravilhosa nas realizações de todos esses eventos. Minha história na Secretaria de Esporte é longa, cada evento realizado tem uma particularidade especial que deixa um aprendizado, deixa uma saudade e muita satisfação, mas uma recreação inesquecível foi uma realizada no presídio para os presidiários e seus filhos, foi uma lição de vida pra mim. Outro evento que me marcou bastante foi a abertura dos Jogos Abertos do Interior realizada no Estádio Prudentão, em 1992,  foi muito linda e organizada naquele imenso estádio, foi um aprendizado que levei por toda minha vida com o comando da professora Edelvira Mastroianni - “Mila” a quem também sou muito grata”, contou a professora.

Em meio a tantos eventos, Angélica revela os que ficaram na memória. “Entre todos os eventos sempre tem histórias pra contar, sempre falo que se reunir todos profissionais da AMEPP/SEMEPP para contar as histórias daria um belo livro. E na minha trajetória o acontecimento que me marcou muito foi também no trabalho realizado para a Abertura dos Jogos Abertos do Interior no Estádio Prudentão, onde organizamos um painel humano com mais de 600 crianças que seguraram várias placas de papelão, onde tinham várias gravuras referente aos jogos e pintadas pelo artista plástico o saudoso Sr. Botosso. Em um dos ensaios começou uma ventania seguida de um temporal, onde as crianças foram embora deixando as placas nas arquibancadas, e a ventania levou as placas para longe, fomos pegar placas perto do Lar dos Meninos, o trabalho depois foi grande para colocar as placas em ordem de numeração para formar o lindo e grande painel, mas no final deu tudo certo porque a equipe era muito boa e competente, foi um grandioso evento”, lembrou Angélica.

Em 2016, Angélica foi uma das personalidades que carregaram a tocha olímpica no revezamento aqui em Prudente e ela fala da emoção de participar desse momento histórico para a nossa cidade e pra ela. “Conduzir a Tocha Olímpica no revezamento em 2016 foi uma das emoções mais gratificante da minha vida, foi um coroamento por tudo que já vivi na Secretaria de Esporte. Muitos não sabem como minha história foi escolhida pela Coca-Cola, foi quando logo começou a divulgação das inscrições para conduzir a tocha olímpica, me inscrevi com o incentivo da Tute e do Péricles Júnior, que também se inscreveram nos sites disponíveis, fiz minha inscrição contando a história do meu trabalho no Programa Brincando na Rua, que é direcionado para a comunidade, e na verdade eu nunca tive esperança e nem imaginava que a minha história seria escolhida e estaria entre os 12 mil brasileiros que conduziram a tocha em todo país, quando recebi o e-mail da Coca-Cola foi uma emoção muito grande. Recebi várias ligações e e-mails da organização e da Coca-Cola até o grande dia que foi 27 de Junho de 2016, o revezamento foi um lindo evento, eu não tenho como descrever a emoção de conduzir o fogo olímpico, este que veio da Grécia, passou por Presidente Prudente e todo o Brasil e chegou ao Rio de Janeiro dia 05 de Agosto para o Cerimonial de abertura da Olímpiadas. foi mágico E outra coisa legal foi que no revezamento eu passei o fogo olímpico para o meu amigo, o professor Péricles Junior que tanto me incentivou na inscrição. Foi sensacional!!!”, revela Angélica.

Nesse tempo que ela  conviveu com muita gente ao longo dos anos, Lopes cita algumas pessoas que fizeram parte da sua história ao longo desses anos.

“Agradeço a Deus por ter feito muitas amizades através da Amepp/Semepp, cada uma tem seu valor, como eu já citei algumas pessoas aqui que tenho muita gratidão, mas minha companheira desde o início foi a amiga/irmã Rosalina Rodrigues Coelho a querida Rosa, que sou muito grata, aprendemos muito juntas, às vezes discordávamos para que tudo desse certo, e nos eventos era só uma olhar para outra que já sabíamos o que tinha que realizar, muita cumplicidade, amizade e companheirismo, ela cumpriu sua missão e se aposentou merecidamente. Ao longo dos anos trabalhei com muitas pessoas que passaram pela Amepp/Sempp, que foram muito importantes para mim, que já foram  citadas, como Juninho, Tião, Sr. Roque e atualmente tem muitos professores e funcionários que tenho muito apreço, não esquecendo os que trabalham no Ginásio Municipal “Watal Ishibashi”, que considero minha segunda casa. Eu tenho gratidão por muitas pessoas ao longo da minha trajetória de trabalho, são tantas que tenho medo de esquecer de alguém. Primeiramente à Deus, que me proporcionou esta minha profissão e a minha família que às vezes sacrifiquei pelo meu trabalho, aos professores e funcionários que sempre ajudaram para que a realização de um evento acontecesse com sucesso, aos monitores estudantes de Educação Física, pois sem o trabalho deles não conseguimos realizar as recreações completamente, a amiga e companheira à professora Rosalina como citei era sempre meu braço direito, e atualmente a professora Ligia Moura, que é minha parceira de trabalho, gratidão a elas.  Outra pessoa que tenho muito à agradecer é a Maria Cristina Borges Madeiral – “ Tute”, com ela trabalhei diretamente por 7 anos e 3 meses na administração da Semepp, foi um aprendizado muito enriquecedor para minha vida,  que me fez amadurecer como pessoa também e também agradeço ao secretário atual Claudinei Quirino, que sempre vem nos dando suporte para realizar o nosso trabalho”, reconheceu Angélica.

A professora da Semepp também fala com muito carinho da sua linda família, a quem é muito apegada.

“Minha família é meu tudo, tenho pais maravilhosos, que me deram uma educação simples, com muito amor e carinho, devo a eles tudo que sou. Tenho um marido maravilhoso e compreensivo que me apoia em tudo que realizo, e duas filhas lindas que são meus tesouros, que cuido e amo muito,  eu e meus irmãos estamos sempre muito unidos, sempre prontos para ajudar um ao outro, e meus sobrinhos são meus xodó, faço tudo por eles também, enfim somos uma família abençoada, linda e muito unida, tenho tios e primos maravilhosos que amo muito também”,  comentou Lopes.

Ela finaliza deixando uma mensagem de otimismo para quem quer vencer na vida.

”Esteja sempre com Deus no seu coração, ore todos os dias, agradecendo e solicitando suas necessidades à Deus. Tudo que você plantar ...você vai colher, então plante sementes boas! Se coloque sempre no lugar do outro!. Tenha sempre pensamentos positivos...Trabalhe sempre no seu objetivo, tenho certeza que assim vai realizá-lo!”, finalizou Angélica.

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas e eventos esportivos suspensos.