Semea recebe Castramóvel e organiza início das ações nos bairros ainda neste mês

07/10/2020

 

 

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), recebeu nesta quarta-feira (07/10) o Castramóvel, que deve dar início aos atendimentos nos bairros ainda neste mês. Segundo informa a pasta, as regiões serão percorridas conforme as demandas de cadastros preenchidos junto à Semea.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wilson Portela Rodrigues, os insumos, como anestesia e medicação, já estão em processo de aquisição para que o serviço tenha início. As ações seguirão as medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus, a Covid-19.

 

Conforme o secretário da Semea, “o Castramóvel complementará o trabalho do CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] atendendo a população dos bairros no próprio local”. Segundo ele, devem ser atendidos cerca de 20 animais entre cães e gatos em cada evento.

 

O secretário explica que haverá previamente um trabalho de divulgação das ações nos bairros e que o serviço de castração atenderá cães e gatos conforme a solicitação do proprietário do animal, cuja ficha de autorização do procedimento deverá ser preenchida na Secretaria de Meio Ambiente, sem nenhum custo. O responsável pelo animal deverá atender aos protocolos como documentação e cuidados com o animal antes da castração, como, por exemplo, jejum de 12 horas e pós com curativos e assepsia.

 

Os proprietários de animais interessados devem efetuar a ficha de inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realizará o levantamento das demandas por bairros.

 

No atendimento do Castramóvel, o serviço será acompanhado pela médica veterinária da Semea, Karine Castro. Após o procedimento, o animal será devidamente acompanhado pelas equipes que darão todo suporte.

 

De acordo com a veterinária, o serviço tem como objetivo evitar a superpopulação de animais de rua, bem como a proliferação de doenças. Segundo ela, o Castramóvel auxiliará o serviço do CCZ.

 

De acordo com o médico veterinário do Centro de Zoonoses, Guilherme Kempe, o órgão realiza o serviço gratuito de castração através de convênio com clínica particular, que resulta em cerca de 1.380 castrações ao ano. No entanto, ele afirma que com o Castramóvel o número deve ser superado, isso conforme a demanda que será levantada nos próximos dias através do cadastramento dos proprietários de animais.

 

O Castramóvel foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar, que destinou R$ 146 mil para a compra do trailer. O veículo é equipado com centro cirúrgico e sala de tricotomia, sendo ambos os espaços com ar-condicionado, mesa para tosa, gabinete lavatório, além de oito gaiolas para abrigar os animais no pós-procedimento.