Semea lança Gincana de Recolhimento de Óleo de Cozinha Usado que envolverá 600 alunos

12/06/2018

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) de Presidente Prudente concluiu nesta terça-feira (12/06) a programação da Semana do Meio Ambiente, que foi realizada do dia 5 ao dia 12 de junho. O encerramento contou com o lançamento da Gincana de Recolhimento de Óleo de Cozinha Usado, na Escola Municipal EM Maria do Socorro Brito de Almeida, no Cecap.

A gincana envolverá quase 600 alunos, com idade entre cinco e 11 anos e também mobilizará as famílias a separarem o óleo de cozinha usado. As crianças poderão levar o óleo em garrafa PET até a escola. A gincana será encerrada no dia 27 de junho.

O lançamento da gincana contou com a participação do secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues. Segundo ele, a ação visa à conscientização ambiental das crianças e de toda sociedade. Ele adianta que a intenção é estender a ação.

A gincana também segue o trabalho semelhante às campanhas ambientais, que são realizadas pela CETESB e SABESP, para evitar o descarte irregular do óleo de cozinha usado.

Conforme a articuladora do Cidadescola, Graciane Leli, a intenção é propor uma conscientização das crianças, das famílias em relação ao meio ambiente, para que reciclem o óleo de cozinha usado, que jamais deve ser jogado na pia.

A gincana contará com uma competição entre as salas de aula, sendo que uma sala de cada período sairá vencedora. Os alunos serão premiados com um passeio no Balneário da Amizade, com direito a piquenique. A ação ocorrerá na primeira semana de agosto, em data e horário a ser agendado.

O óleo de cozinha arrecadado na gincana será destinado à Cooperlix.

A equipe da Semea participou da ação, Eliana Junqueira e Nelissa Garcia. A iniciativa conta com o apoio dos acadêmicos do curso de engenharia ambiental das Unoeste e também da Unesp.

 

- Semana do Meio Ambiente

O encerramento da Semana do Meio Ambiente nesta terça-feira (12), mas a Semea continuará realizando ações ligadas à conscientização ambiental. Nesta quinta-feira 14/06 às 14h ocorrerá a Ecocaminhada, no Jardim Regina.