Semav inicia operação “Caminhos na Escola” em frente das escolas públicas e particulares

23/10/2018

 

O governo de Presidente Prudente, por meio da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e do Departamentos de Fiscalização e Educação para o Trânsito, iniciou nesta segunda-feira (22/10), a operação ‘Caminhos da Escola’. O objetivo é  intensificar a fiscalização defronte as escolas públicas e particulares de Presidente Prudente.

Segundo Renato Gouveia, educador de trânsito da Semav, o objetivo é garantir a segurança dos alunos quando são transportados de carro ou moto para as escolas ou durante o trajeto até as unidades escolares.

Desde que foi iniciada a operação, os agentes de trânsito e a coordenação de educação estiveram nas Escolas Municipais Vilma Alvares Gonçalves, no Jardim Cambuci, na Escola Municipal José Soares Marcondes, no bairro do Bosque.

Nestes locais, foram flagradas irregularidades como não utilização do cinto de segurança pelo condutor e passageiro; conduzir ou transportar passageiro em motocicleta com a viseira do capacete aberta, que não dê proteção total aos olhos, ou utilizar capacete de tamanho inadequado e sem estar devidamente fixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior; estacionar o veículo ao lado de outro em fila dupla; transportar crianças em motocicleta sem observância das normas de segurança, que exige dispositivo adequado, conforme a idade.

Paralelamente à fiscalização do transporte, estão sendo realizadas ações de educação para o trânsito na Escola Municipal Vilma Alvares. No local a Semav montou uma mini-cidade mirim e vai realizar nesta unidade escolar um concurso para escolher o nome da mini cidade, além da disponibilização de materiais de Educação para o Trânsito. “Precisamos atuar diretamente nos três pilares que são essenciais: educação, fiscalização e engenharia, só assim teremos um trânsito melhor e mais seguro” destaca o Gouvea.

Outra ação realizada é a fiscalização do Transporte Municipal de Escolares de acordo com a Lei nº 6023/2003.

 O Diretor de Segurança Púbica da Semav, Luiz Antônio dos Santos, enfatizou que é muito importante a fiscalização para a segurança das crianças. “Estamos também fiscalizando os veículos que realizam o transporte escolar se estão devidamente cadastrados na SEMAV e respeitando o Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou.

Normas para transporte de crianças em carros e motocicletas:

As normas vigentes para o transporte de crianças em veículos são: até 1 ano, bebê conforto, instalado no sentido contrário de deslocamento do veículo (a criança fica olhando para o banco do veículo); de 1 a 4 anos, cadeirinha, instalada no sentido de direção do veículo; de 4 a 7 anos assento de elevação e acima de 7 anos e meio, usando o próprio cinto do veículo.

 Em relação ao transporte de crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores, exige-se que a criança tenha, no mínimo 7 anos de idade e condições de cuidar da sua própria segurança.