Segundo deputado Bragato, região de Prudente já possui índices para mudança de fase no Plano SP 

28/07/2020

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira 27/07, novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus. 
Com a mudança, uma das regras é que para uma região avançar da fase amarela para a verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, número bem próximo dos índices da nossa DRS de Presidente Prudente, segundo o deputado. 
“O objetivo é aprimorar o plano para torná-lo mais eficiente e adequado à realidade que vivemos neste momento da pandemia”, afirmou o Governador. 
A recalibragem visa garantir mais estabilidade no ajuste de fases, com as novas margens de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, as regiões ficam menos sujeitas a alterações de fase no Plano São Paulo sem uma mudança relevante nesses indicadores.
Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.
Segundo o deputado Bragato, a região da DRS de Presidente Prudente, com a recalibragem, já possui os índices necessários para a mudança para a fase amarela do Plano, visto que estamos estáveis há mais de 30 dias, em números de casos e óbitos e a estrutura hospitalar tende a aumentar.
Na semana passada o deputado solicitou mais 20 leitos de UTI para a região, “no intuito de fortalecer ainda mais a estrutura, e por méritos, subirmos de fase” disse Bragato. 
Outra atualização é que os indicadores de variação das internações e variação dos óbitos exigirão números absolutos por 100 mil habitantes o que deve ficar abaixo de entre 30 e 40 internações e de três e cinco mortes por 100 mil habitantes.
As regras começam a valer a partir da próxima sexta-feira 31/07.