Seduc registra poucos agendamentos para passe social; prazo termina na sexta 29

27/01/2021

De acordo com dados emitidos pelo sistema da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), entre segunda, terça e quarta-feira foram registrados somente 144 agendamentos para o cadastro do passe social, que neste ano é obrigatório somente aos alunos ingressantes do município ou estado. Os estudantes cadastrados em 2020 terão seus cartões revalidados automaticamente até 31 de dezembro de 2021.

 

Quem ainda não fez o agendamento, o prazo termina na sexta-feira (29/01), que também é o último dia de atendimento presencial. O endereço para agendar é <a href=" www.educacaopp.sp.gov.br/agendarpassesocial ">www.educacaopp.sp.gov.br</a>. Na página inicial do site da Prefeitura de Presidente Prudente também há um banner que direciona para o agendamento. Caso alguma família necessite de auxílio ou não possua internet, há uma equipe na Seduc para atendimento via telefone, por meio do número 3918-4152 ou 3918-4100.

 

Até sexta-feira (29), o sistema aponta 296 horários agendados, número distante da projeção, que era de pelos 2.500 atendimentos. “No primeiro dia, fomos surpreendidos com a paralisação do transporte coletivo, então compreendemos a ausência dos que já haviam agendado. Na terça, mesmo com a retomada dos ônibus, muitos não compareceram”, relatou Euclides José Paulo Junior, escriturário da pasta que tem acompanhado o serviço.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sonaira Fortunato, a maior preocupação é com os alunos da rede estadual, uma vez que as aulas presenciais, mesmo que optativas, estão previstas para serem iniciadas no dia 8 de fevereiro. “É muito importante que as famílias façam o cadastro desses estudantes ainda esta semana, para que o benefício seja garantido”.

 

É válido reforçar que no ato do comparecimento as famílias devem apresentar duas cópias da certidão de nascimento ou RG do aluno e duas cópias do comprovante de endereço em nome dos pais/responsáveis (água, energia ou telefone). A presença do aluno no ato do cadastro também é necessária.

 

Para alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, é exigido o atestado de matrícula e o atestado da escola mais próxima da residência com a declaração da inexistência da vaga.

 

Se o imóvel onde reside a família for alugado, é necessária a cópia do contrato de aluguel com firma do proprietário reconhecida em cartório, acompanhado de um comprovante de conta em nome do proprietário. Se o imóvel for cedido, é preciso levar declaração de residência do proprietário do imóvel confirmando a residência, acompanhada de um comprovante de conta em nome do proprietário.

 

Os alunos que necessitarem atualizar dados pessoais, como endereço, mudança de escola ou de turno, devem procurar diretamente a sede da Prudente Urbano no decorrer do ano letivo. A empresa atende na Avenida Brasil, 936, dentro do Terminal Urbano.

 

Durante esta semana, a equipe da Prudente Urbano está locada na Inova, em atendimento ao passe social, por esse motivo, os cidadãos que necessitarem solicitar o cartão estudante 50% gratuito, o benefício para idosos e a recarga do vale transporte para empresas devem esperar até 3 de fevereiro para comparecer ao terminal urbano, ou ir até a sede da Inova e realizá-los no local.