Seduc firma parceira com projeto Braille que fornecerá kits e capacitação de professores

22/06/2021

 

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente firmou parceria com o 'Braille Bricks', da Fundação Dorina Nowill, que visa fortalecer o ensino e a inclusão social das pessoas com deficiência visual. O projeto pioneiro ajudará crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira divertida usando peças de LEGO customizadas para o Braille, além da formação dos professores.

Participaram de reunião por videoconferência a Secretária de Educação Sonaira Fortunato, a Coordenadora de Gestão Educacional Franciele Baraldi, e os responsáveis pelo Projeto, Elisa Tomoe Schiluzen, Maria Cristina Godoy Cruz Felipe, Regina Marque e Kalus Schilluzen.

A reunião, realizada por videoconferência, ocorreu nesta última segunda-feira (21/06) para definir os detalhes firmados através desta parceria gratuita, que resultará na formação dos professores e também na entrega de 25 kits de Lego com peças customizadas para o Braille.

De acordo com a secretária municipal de Educação, o Lego Braille Bricks é uma ferramenta inovadora, que colabora efetivamente para o aprendizado inclusivo, envolvendo não só as crianças cegas e com baixa visão, mas também os colegas videntes. Segundo ela, o projeto pioneiro ajudará crianças cegas e com baixa visão a aprender de maneira divertida.

Conforme Sonaira, todas as escolas em que há alunos matriculados com deficiência visual serão contempladas com os materiais e os todos os professores da rede poderão receber a formação no formato online, com carga horária de 100h.

A secretária de Educação adianta que tanto a capacitação dos professores quanto a entrega dos kits estão previstos para ocorrer em agosto deste ano. O trabalho deverá ser articulado entre os professores de sala regular e professores do atendimento educacional especializado.