Secretários conhecem sistema de unificação de serviços públicos do Atende Prudente

15/05/2020

Em reunião realizada nesta sexta-feira (15/05), na Sala de Cinema ‘Condessa Filomena Matarazzo’, no Centro Cultural Matarazzo, foi apresentado aos secretários municipais da Prefeitura o sistema de centralização de protocolos de atendimento e de processos administrativos que será implantado no Atende Prudente, cujo prédio segue em construção na Vila Marcondes.

 

Antecedendo a apresentação, o prefeito Nelson Bugalho ressaltou a importância do Atende Prudente, que será uma espécie de Poupatempo de serviços municipais, e que tornará a prestação do serviço público mais ágil e eficiente.

 

Segundo o titular da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbana e Habitação), Luiz Abel Brondi, a unificação dos serviços tem como objetivo a ampliação das ações de desburocratização, inovação e agilização de protocolos, requerimentos diversos, atendimento aos processos de aprovação de projetos, habitação, cadastros imobiliários, tributação, entre outras iniciativas.

 

“Além disso, a eficiência da funcionalidade dos procedimentos internos deve proporcionar melhor condição de trabalho aos servidores públicos e uma maior eficiência, compactuando com os novos sistemas já aplicados pelos órgãos estaduais e federais nas esferas jurídicas e tributárias que o Município está sujeito”, destaca Brondi.

 

De acordo com Hélio de Matos Corrêa Júnior, da empresa Prezi, além da centralização dos serviços, que facilitará no deslocamento do munícipe, a intenção é realizar uma modernização na forma de atendimento, incluindo capacitações dos servidores com treinamentos técnicos e também de humanização no atendimento, capacidade de liderança e proatividade.

 

Com tempo de espera para atendimento estimado em torno de 15 minutos, o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, reforça que caso um único serviço requeira processos que envolvam mais de uma secretária, o que é comum em alguns casos, ele será resolvido em um só lugar, que é o Atende Prudente.

 

“Os serviços que puderem ser feitos de maneira on-line continuarão, mas os que exigem mais de uma secretaria hoje ainda requerem que o munícipe se desloque por elas, assim como o processo que faz o mesmo percurso. Com esse atendimento unificado, aumentará a velocidade de resolução e diminuirá o custo do atendimento, ou seja, comodidade e praticidade ao munícipe, além de economia de tempo e de recurso”, detalha Alessi.

 

O Atende Prudente ficará localizado na Rua Dib Buchala na esquina com a Marechal Floriano Peixoto, na Vila Marcondes, no terreno que abrigou o antigo Hospital São Sebastião.