Secretária Nacional de Assistência Social visita instalações do Projeto Aquarela

07/07/2021

 

O Projeto Aquarela recebeu nesta quarta-feira (07/07) a visita da Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia dos Santos Barbosa, do Ministério da Cidadania, que conheceu o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), no atendimento de mais de 300 crianças e adolescentes.

A visita foi acompanhada pela Deputada Estadual, Edna Macedo, e contou com a presença dos vereadores Mauro Neves e Professor Negativo.  O encontro foi viabilizado através do presidente do diretório local do Podemos, Juliano Borges, que esteve representando o deputado Federal Roberto de Lucena.

No pedido da SAS entregue à Secretaria Nacional de Assistência Social, por meio da assessora da SAS, Eloisa Teixeira, e a coordenadora do SUAS, Silmara Mendes, a Prefeitura solicita recursos para construção do segundo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos –SCFV, para crianças de 6 a 15 anos, do projeto denominado ‘Projeto Aquarela 2”, a ser implantada na Zona Norte.

De acordo com a assessora da SAS, Eloisa Teixeira, a ampliação é necessária tendo em vista que hoje o serviço do Projeto Aquarela possui uma demanda reprimida muito alta, contemplando o atendimento somente de alguns bairros, deixando a zona norte do município sem acesso ao serviço.

Desta forma, a necessidade da implantação de um segundo Projeto Aquarela na Zona Norte, atenderia a demanda e estaria próximo aos bairros mais populosos da cidade, como o Conjunto João Domingos Netto.

O coordenador do Projeto Aquarela Fernando Diamante apresentou as autoridades presentes, o objetivo do projeto, que é a formação cidadão de crianças e adolescentes, através de diversas atividades, oficinas culturais, sociais, esportivas e musicais, além da convivência em grupo e de todo suporte da equipe técnica. Já a deputada Estadual falou no encontro que tem em pauta a destinação de emenda para construção de uma arena esportiva na cidade.

Outro pedido protocolado pela SAS, junto à Secretaria Nacional de Assistência Social é em relação ao aumento do co-financiamento para a Proteção Social Básica e Proteção Especial de  Média e Alta Complexidade.  O território do futuro Cras Sudoeste possui 34 bairros e centenas de famílias que devem receber o atendimento através do trabalho social.

Em relação ao recurso solicitado para a Proteção Social Especial de Média Complexidade, a intenção é que seja destinado ao CREAS-POP, para ações referentes ao trabalho de abordagem social devido o crescimento da população migrante.

A SAS solicitou ainda recursos para a Proteção Social Especial de Alta Complexidade para custear o Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes, bem como, o Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (SAPRU).