Secretária municipal de educação participa de seminário promovido pela Undime

03/09/2018

 

A secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini representou o governo de Presidente Prudente durante o Primeiro Seminário Educacional da Região Sudeste, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, em Vitória-ES, promovido pela Undime, União dos Dirigentes Municipais do Estado de São Paulo.

O evento que teve a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo, tem o objetivo de integrar os Dirigentes Municipais, técnicos das redes municipais e estadual, profissionais de outras áreas e agentes públicos dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e abordar as experiências das redes educacionais do Espírito Santo.

Com o tema “Regime de Colaboração em Defesa da Educação Pública”, o evento tem o objetivo de integrar os dirigentes municipais, técnicos das redes municipais e estadual, profissionais de outras áreas e agentes públicos dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Durante o encontro, profissionais de Educação debateram importantes temáticas relacionadas à educação pública tais como: O Pacto pela Aprendizagem no ES – Cooperação e Colaboração Federativa; Políticas para o financiamento da Educação Básica pública no Brasil; O Regime de colaboração na Educação: Desafios da Implementação da Lei do Piso no âmbito municipal; Inclusão; BNCC na prática: uma reflexão sobre o desafio de um novo marco legal e ainda os desafios jurídico e pedagógicos para a implementação do 1/3 da hora atividade.

Segundo a secretária municipal de educação, o evento reuniu especialistas que trocaram experiências e boas práticas e resultados obtidos nos processos educacionais da rede pública de ensino.

“Estes encontros com os Dirigentes Municipais de Educação, são importantes pois fortalecem o papel dos secretários de educação de todo Brasil, bem como nos permite conhecer experiências exitosas de outros estados e municípios. O regime de colaboração entre os entes federados, por exemplo, que foi discutido neste encontro já é lei, no entanto ainda não é regulamentado pelo MEC, o que deixa os municípios reféns de verbas voluntárias do Governo Federal”, afirmou.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação é uma instituição que tem ocupado espaço no cenário nacional junto ao MEC- Ministério da Educação, ao Congresso Nacional, com o objetivo de articular ações que beneficiem os mais de 6 mil municípios brasileiros.