Secretaria de Meio Ambiente inicia reestruturação do depósito de galhos

05/03/2021

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta sexta-feira (05) os trabalhos de reestruturação do Depósito Municipal de Galhos, localizado em propriedade da prefeitura nas proximidades da Rodovia Julio Budiski.

As mudanças na disposição dos resíduos de jardinagem visa a evitar os incêndios que frequentemente atingiam os galhos, como amplamente divulgado pela imprensa. No local, os resíduos serão reagrupados e redistribuídos em baias, mantendo uma distância segura entre cada porção de resíduos para que, em caso de eventual foco de incêndio, o fogo não se espalhe para todo o depósito.

De acordo com o técnico ambiental, Frederico Gambardelli de Moraes, cada baia vai reunir um determinado tipo de resíduo (galhos, restos de poda, grama e troncos), para que seja dado um destino específico a cada um deles. Galhos e restos de poda e grama deverão ser triturados e transformados em compostagem, para que, posteriormente, sejam utilizado no adubo de jardinagem das áreas públicas do município. Já os troncos, a intenção é comercializá-los junto a pizzarias e outros estabelecimentos que utilizam fogão a lenha, revertendo integralmente os recursos para o Fundo Social de Solidariedade.

Os trabalhos no local ainda seguem ao longo da próxima semana. Além de Moraes, a ação também é supervisionada pelo técnico Defagner Marcon Pereira.