Secretaria de Cultura e Galpão da Lua realizam ‘Circo Sobre Rodas’ a partir deste sábado

13/08/2020

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e em parceria com o Coletivo Cultural Galpão da Lua, realizará o Projeto ‘Circo Sobre Rodas’, com 50 apresentações circenses em cinco pontos da cidade. A programação terá início neste sábado (15/08) e domingo (16), e se estenderá entre os dias 22, 23 e 29 deste mês.

 

Na oportunidade, a programação será a seguinte: neste sábado, na Zona Leste, na região da Rua Benjamin Costant, Vila Marcondes. No domingo, no Ana Jacinta, nas proximidades da Rua Sidney Gomes. Já no dia 22, na Cohab, próximo a Rua David Fioravante. No dia 23, entre o Humberto Salvador e o Brasil Novo, na região da Rua Maria Qualio. Por fim, no dia 29, será no João Domingos, na Praça do Wi-fi.  Ao todo, serão dez apresentações em cada local, sempre das 15h às 17h, e, um pouco antes, das 14h às 14h30, haverá propaganda volante.

 

Segundo a Secult, a proposta do ‘Circo Sobre Rodas’ é realizar apresentações circenses em diferentes ruas dos bairros de Prudente na porta da casa dos moradores, ou seja, não será necessário que o munícipe saia de dentro de seu quintal para prestigiar as atrações. Portanto, o projeto obedecerá todas as medidas de higiene e segurança necessários para prevenção da transmissão do coronavírus, a Covid-19.

 

Durante a propaganda volante, o carro de som orientará as pessoas não será necessário saírem de suas residências, apenas ficarem no quintal, para que não haja aglomeração de pessoas.

 

Dessa forma, uma van com equipamentos de som estacionará em um determinado local e os palhaços passarão a frente das residências chamando os moradores para que saiam para seus quintais e assistam a um número de malabarismo, acrobacia, monociclo ou perna de pau. Cada cena terá duração de dez minutos e, em seguida, os artistas seguem para outro endereço no mesmo bairro, até finalizar as 50 apresentações previstas para cada região.

 

“Este novo momento [de pandemia] faz com que reinventemos todas as iniciativas culturais para que consigamos levar arte e cultura à população sem colocá-la em risco, isto é, adotando os critérios de segurança e higiene contra a Covid-19”, ressalta Paulo Sílvio Sanches, secretário de Cultura.