Reunião entre redes Municipal, Estadual e Particular debate retorno às aulas presenciais

29/09/2020

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) realizou no fim da tarde desta segunda-feira (28/09), uma reunião com representantes das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino para tratar sobre o retorno às aulas presenciais em Presidente Prudente.

 

Abrindo a reunião, o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Valmir da Silva Pinto, apresentou o panorama dos casos de coronavírus, a Covid-19, nos últimos três meses. Segundo dados, apenas em julho foram registrados 1.174 casos e 20 mortes; em agosto, 1.409 confirmações e 44 mortes; e em setembro, até ontem, 1.069 registros e 36 falecimentos.

 

“Na visão da Secretaria de Saúde, Prudente está em uma situação estável, mas aglomerações ainda são perigosas, ou seja, a pasta não recomenda o retorno às aulas”, explica Sônia Pelegrini, secretária de Educação, acrescentando que a cidade tem cerca de 45 mil alunos, sendo mais de 13,5 mil na Rede Estadual, mais de 12 mil na Particular, e mais de 19,2 na Rede Municipal. “Temos que pensar bem, pois são muitas pessoas envolvidas”.

 

Diante dos casos e mortes por Covid-19 registrados nos últimos três meses e levando em consideração o número de alunos em Prudente, a maioria dos órgãos presentes se posicionou contrária ao retorno às aulas presenciais, como o Comed (Conselho Municipal de Educação), Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Prudente), Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial Estado de São Paulo), o Sintee-PP (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), bem como diretores da Rede Municipal. Já o representante das escolas particulares, Antônio Grosso, se mostrou favorável ao retorno das aulas presenciais.

 

A secretária pontua ainda que nesta quarta-feira (30) será entregue uma prévia ao prefeito Nelson Bugalho da consulta que a Seduc segue realizando com os pais de mais de 19,2 mil alunos da Rede Municipal, bem como com os mais de 2,2 mil servidores que atuam nas unidades escolares.

 

Entretanto, ela adianta que independente do retorno das aulas presenciais ou não, o Comitê Municipal de Retorno às Aulas, instituído pelo Decreto de N° 31.109/2020, seguirá atuando frente aos protocolos sanitários contra a Covid-19. “Como dependemos da aquisição de equipamentos e insumos, temos de manter este trabalho, pois com ou sem vacina os protocolos de higienização terão continuidade. Por isso o comitê está instituído, para tomarmos providências antecipadas”, conclui.

 

Além dos órgãos e pessoas já citadas, participaram ainda da reunião representantes das secretarias municipais de Assistência Social e Cultura, do Sesmt (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho), Conselho Municipal do Fundeb (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica), CAE (Conselho de Alimentação Escolar), Diretoria de Ensino da Região de Prudente, bem como o promotor da Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) – Núcleo de Prudente, Marcos Akira, e o médico infectologista Alexandre Portelinha.