Relembrando sua trajetória no esporte, Fatiminha trabalha há 27 anos na Semepp

18/05/2020

A homenageada desta segunda-feira (18/05) na série de matérias em resgate à memória esportiva de Presidente Prudente, é a professora de basquetebol da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), Fátima Belome Xavier. Ela é casada com Ladyr Xavier do Nascimento e eles têm três filhos, sendo Laura Belome, Davi Belome do Nascimento e Ester Belome do Nascimento.

Como atleta, ela começou  na escolinha de basquetebol em 1985 na Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos). Em 1986, ela disputou o Campeonato Paulista, por Presidente Venceslau. Por esta cidade, ela teve suas principais conquistas: 3° lugar no Campeonato Paulista Juvenil; e 4° lugar na categoria adulta, ambas em 1989.

Já nos Jogos Regionais e Abertos, por Prudente, na década de 90, ela perdeu as contas. Foram quase 10 anos defendendo a equipa prudentina e sempre figurando entre as três primeiras colocadas.

A partir de 1994, competindo no atletismo, também por Prudente, foram mais várias conquistas. Quase por uma década, ela foi medalhista nas provas de 800, 1.500 e 5.000 metros

Em 1993, Fatiminha iniciava seu trabalho como professora da escolinha de basquete da Semepp.  “O esporte, em geral, significou superação, tanto no basquete quanto o atletismo. Devo a minha vida,  carreira e quem sou hoje às pessoas que me influenciaram pro esporte, sendo Dino Cintra e Helena Cintra”, lembra Fatiminha.

Fatiminha diz também que tem muitas histórias no basquete em jogos memoráveis, terminando com apenas três jogadoras em quadras, e também sobre jogos “pegados”, com as equipes da região de São Paulo, “nossas principais rivais”.

“Foi no atletismo que houve um fato que jamais me esquecerei. Em 1996, se não me falha a memória, os Jogos Regionais foram em Prudente. Eu estava na minha melhor forma e, na equipe prudentina, era eu e mais uma grande amiga que fazíamos as mesmas provas [a dobradinha prudentina]. Naquela edição, eu já havia ganhado a prova de 1.500 metros e estávamos correndo  juntas os 800 metros,  quando, na reta final, eu já na frente ‘tirei o pé’ para que a minha parceira pudesse ficar em primeiro lugar porque éramos uma equipe. Fui muito criticada, porque faria o meu melhor tempo, mas não me arrependo, pois fiquei feliz e fomos campeãs!”, relembra Belome.

A professora deixa um conselho para as pessoas que querem vencer na vida ou no esporte. “Dê o seu melhor, o seu máximo. Tenha disciplina e nunca desista dos seus sonhos. Quero agradecer a Deus por ter me dado essa  inteligência de atleta, pela alegria que sentia em cada conquista e também pelos choros das derrotas que me ensinaram até mais que as vitórias. Agradecer ao meu pai [in memorian] por ter acreditado no meu potencial e me deixado sair de casa com 15 anos e aos meus mestres, a quem devo tudo que conquistei e aprendi com o esporte, Dino e Heleninha”, finaliza Fatiminha.

Vale lembrar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Prudente segue com as atividades suspensas. (Colaboração – Marcos Chicalé)