Recinto de Exposições recebe visita técnica para avaliar sede da Prova de Laço ABQM

28/07/2020

O prefeito Nelson Bugalho recebeu nesta terça-feira (28/07), no gabinete do Paço Municipal, o vice-presidente da ABQM (Associação Brasileira de Quarto de Milha) Marcus Vinicius Orefice, para discutir a possibilidade de Presidente Prudente sediar a prova de laço, prevista para outubro deste ano, seguindo os protocolos da Covid-19.

A intenção é de que a prova seja sediada no ‘Recinto de Exposições Jacob Tosello’, que receberá uma visita técnica nesta terça-feira (28/07) às 14h, para pré-estudo da estrutura local. A visita será acompanhada pelo secretário de Turismo Márcio Litholdo e o Diretor de Infraestrutura Turística, André Luís de Lima. Ambos participaram da reunião no gabinete.

Na ocasião, o prefeito solicitou um ofício da ABQM sobre a possibilidade do Recinto sediar o evento equestre. Ele destacou a importância de movimentar o Recinto de Exposição com eventos deste tipo. O chefe do Executivo lembrou ainda da Lei Municipal, que trata destas provas e impõe normas para garantir o bem-estar animal, além de maior segurança jurídica para esses eventos.

De acordo com o vice-presidente, a ABQM está buscando opções de sede e Prudente poderá entrar no circuito oficial. Segundo ele, Prudente receberia uma vertente deste evento, que seria a ‘prova de laço. Atualmente Araçatuba é a sede destes grandes eventos da ABQM.

O vice-presidente lembrou que o evento não teria público presencial devido à pandemia, reuniria apenas competidores, mas seria transmitido online. Segundo ele, a prova de laço recebe em média duas mil inscrições, que representa 35% do total de inscritos em três vertentes, laço, tambor e rédeas. A prova de laço entrega mais de R$ 1 milhão em prêmios.

Após a visita ao Recinto de Exposições Jacob Tosello será elaborado um ‘Protocolo de Intenções’, para verificar se tecnicamente será possível trazer o evento para Prudente. Na reunião, o representante da ABQM lembrou que Prudente já foi a capital do cavalo.

Segundo Orefice, a ABQM é maior entidade representativa de cavalos da América Latina com 600 mil cavalos e aproximadamente 39 mil sócios no Brasil. Ele citou que “a indústria do cavalo no Brasil movimenta mais de R$ 16 bilhões e emprega mais que o setor automobilístico”, disse. 

Por conta da pandemia outros eventos da associação que ocorreriam em abril (congresso), julho (nacional), foram cancelados. A entidade reunirá os eventos no mês de outubro, quando ocorre o ‘Campeonato Potro do futuro e Derby’.

De acordo com o representante, a entidade já criou um protocolo de segurança da Covid-19, que já foi aprovado e adotado pela Secretaria de Agricultura do Estado e da Secretaria de Esporte do Estado e encaminhado para o comitê de crise do Governo de Estado.