Recinto de Exposições recebe embalagens vazias de agrotóxicos nesta segunda e terça

25/06/2018

O descarte correto de embalagens de agrotóxico está previsto em lei.  Desta forma, nesta segunda (25) e terça-feira (26), ocorre no Recinto de Exposições de Presidente Prudente o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O descarte pode ser feito das 8h às 16h.

A ação é uma parceria do Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias – Arpev, e faz parte das atividades relacionadas ao Programa Município VerdeAzul.

Segundo a coordenadora de agricultura da Sedepp, Liliane Maciel, a iniciativa está prevista na Lei 9974 de 06 de junho de 2000, e no Decreto 4.074 de 04 de janeiro de 2002que tratam da obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos por parte dos usuários para que elas tenham um destino ambiental correto e seguro.

Segundo Luciano Taveira, diretor executivo da Arpev, o trabalho de recolhimento é realizado desde 2005 em parceria com a Defesa Agropecuária. De lá pra cá foram atendidos 332 agricultores e foram entregues 195.206 embalagens, o que resultou em 34.806 kg  de embalagens com destino ambientalmente correto.

“O recolhimento no Recinto facilita o cumprimento da Lei por parte dos revendedores de Presidente Prudente e região para atender melhor o agricultor, que tem a necessidade/obrigatoriedade de entregar as embalagens vazias e além de cumprir a Lei estará dando uma colaboração imensurável ao meio ambiente, além de ajudar o município na classificação Verde e Azul junto ao governo Estadual”.

Segundo Taveira, a Arpev  traz  os funcionários e efetua a vistoria e o recebimento das embalagens vazias trazidas pelos agricultores e emite o comprovante de devolução. As embalagens são transportadas posteriormente até a Central de Paraguaçu Paulista.

A área de atuação da Central Paranapanema gira em torno de 70 municípios e a região de Presidente Prudente está englobada na área de atuação da ARPEV e até os dias de hoje não existe um local apropriado para a devolução e armazenamento temporário de embalagens vazias de agrotóxicos.