Rapper Lurdez da Luz faz retrospectiva da carreira  de 18 anos em show no Sesc Thermas

28/08/2018

 

Cantora apresenta seu último álbum ‘Acrux’, no sábado (1°), às 16h. Entrada é gratuita.
 Programação se completa com atividades para todas as idades

Acrux é a estrela que representa São Paulo na bandeira do país, a mais brilhante da constelação Cruzeiro do Sul. Foneticamente, remete à ideia cristã do sofrimento em vida e do peso do julgamento. A analogia entre estes símbolos batiza o recém-lançado disco acústico de Lurdez da Luz, o qual a rapper apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste sábado (1°), a partir das 16h. A entrada é gratuita.

Produzido pela dupla de produtores paulistas PParalelo, “Acrux” contém dez faixas que destilam toda a maturidade artística ao longo do caminho percorrido pela cantora, desde o final da década de 1990, e é recheado de timbres orgânicos das músicas mais importantes da discografia da artista, incluindo algumas parcerias.

O álbum foi gravado ao vivo no estúdio Traquintana (no bairro Bixiga) e traz para o universo da artista instrumentos como bateria, percussão, violão, cavaco, baixo, piano de armário e até vibrafone, para que as músicas soem minimalistas e cheguem à tona a voz e poesia das canções e suas rimas. Os backing vocals poderosos de Jadiel Akani (Banda Black Rio) completam o trabalho.

Lurdez da Luz nasceu e cresceu em São Paulo. Carrega em seu apelido o nome da sua quebrada, o bairro da Luz. MC pioneira no Hip Hop brasileiro, desde os anos 2000 vem escrevendo à mão sua história. Já tocou com ícones do rap mundial, como Jurassic Five, De La Soul, Ana Tijoux e Mos Def, entre outros.

Após integrar o grupo Mamelo Sound System, no final da década de 1990, ingressou na carreira solo             em 2010, com o lançamento do disco homônimo, que contou com a participação de Jorge Du Peixe (Nação Zumbi). “Gana Pelo Bang” (2014) é seu segundo álbum e teve produções eletrônicas de Leo Justi (MC Carol) e Nave (Karol Conká), além da participação de Russo Passapusso (Baiana System).

Em 2016, durante a gestação de Pérola Rosa, sua segunda filha, gravou e finalizou em sua própria casa “Bem Vinda”, EP em homenagem à pequena. Com letras fortes e poéticas, a rapper, sempre respeitada como uma das maiores MCs do país, hoje também se destaca como artista que, pouco a pouco, vem ganhando destaque em outros circuitos além do rap.

ESPORTE

A programação de sábado no Sesc Thermas também conta com o passeio ciclístico Pedal Mensal. Com saída às 7h, em frente à unidade, os participantes fazem um trajeto de 30 quilômetros rodados entre alguns bairros prudentinos. A atividade incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Para participar, é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira). As vagas são limitadas e as inscrições feitas na Central de Atendimento do Sesc.

Pela tarde, às 15h, há o Festival de Futebol Caixote, com partidas e desafios da modalidade freestyle, também conhecido como futebol de rua, tão disseminada nos bairros das cidades brasileiras. A atividade não necessita de inscrição.

No domingo, às 10h, o público pode participar de um encontro com a cultura de diversos povos, com rica diversidade de ritmos e sons. A aula aberta Danças Circulares Sagradas – Meditativas desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação entre as pessoas. Especificamente nesta oportunidade, são abordadas as danças meditativas, que proporcionam maior concentração e reflexão comportamental.

CRIANÇAS

Para a criançada, o projeto Quintal de Histórias preparou uma narração de diferentes versões de um conto tradicional dos bosquímanos, um povo nômade do sul da África. Ao final da contação, realizada no sábado, às 15h, as crianças poderão confeccionar um boneco abayomi, brinquedo de pano da tradição africana.

No domingo, o Núcleo paulistano Caboclinhas volta à unidade, às 15h, e convida toda a família para dançar e conhecer alguns ritmos e danças brasileiras, como coco, samba de roda, ciranda, baião, carimbo, entre outros, no show Criança que Canta Também Dança. As composições trazem como tema os mitos folclóricos brasileiros.

O Núcleo Caboclinhas formou-se em 2005, da união de profissionais que tinham em comum pesquisar a cultura popular brasileira em sua musicalidade, cores, autores, danças, dentre outras áreas. A partir de um processo coletivo, o grupo desenvolve uma integração de linguagem própria na arte do ator brincante.

Após o espetáculo, às 16h, a professora Zirleide Cocato, de Presidente Prudente (SP), ministra a oficina Rodas e Brincadeiras Cantadas. A atividade visa a valorização da cultura popular e do folclore, por meio de cantigas de roda e expressão corporal.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Passeio Ciclístico – Pedal Mensal

Dia 1° de setembro, sábado, às 7h. Saída em frente ao Sesc Thermas. Vagas limitadas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Torneio – Festival de Futebol Caixote

Dias 1 e 8 de setembro, sábados, das 15h às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Quintal de Histórias – Contação “O Filho do Vento”

Com Daniela de Brito, de São José do Rio Preto (SP), pesquisadora de literaturas em língua portuguesa.

Dia 1° de setembro, sábado, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Lurdez da Luz’

Dia 1° de setembro, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Aula Aberta – Danças Circulares Sagradas Meditativas

Dia 2 de setembro, domingo, às 10h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Arte em Cena – Show ‘Criança Que Canta Também Dança’

Com o Núcleo Caboclinhas, de São Paulo (SP).

Dia 2 de setembro, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Rodas e Brincadeiras Cantadas’

Com a professora Zirleide Cocato, de Presidente Prudente (SP).

Dia 2 de setembro, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Retirada de senhas no dia da atividade na Central de Atendimento do Sesc. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.