Radares começam a multar neste sábado em Presidente Prudente

29/04/2020

Semob informa que período educativo dos radares vai até sexta-feira

 

A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) informa que nesta sexta-feira (01/05) conclui o período do prazo educativo dos radares. Desta forma, os radares começam a operar oficialmente a partir deste sábado (02/05).

 

Os controladores eletrônicos instalados terão velocidade máxima permitida de 60 quilômetros por hora (km/h). Haverá ainda duas lombadas eletrônicas, com limite de 40 km/h.

Os radares funcionam de forma educativa, sem emitir multas, desde o dia 16/04 e seguem até sexta-feira (01/05), para que os moradores de Prudente e região possam se adaptar aos limites de velocidade, conforme regulamentado por lei.

 

O trabalho educativo realizado neste período pela Semob contou com entrega de panfletos em estabelecimentos comerciais e unidades de saúde, faixas com orientações afixadas nas principais avenidas, além da ampla divulgação na imprensa local.

 

Os radares são dotados de OCR (Optical Character Recognition, em tradução livre, Reconhecimento Óptico de Caracteres), cuja tecnologia reconhece a placa do veículo e, em caso de furto, poderá auxiliar na apreensão do mesmo. Estes foram instalados em pontos estratégicos, sendo em entradas e saídas da cidade.

Conforme informado, os radares terão uma função importante de auxílio à segurança pública e preservação da vida, tendo em vista que após instalação dos equipamentos em Prudente o número de mortes no trânsito prudentino caiu mais de 53%. Segundo dados do Infosiga, em 2015, antes dos radares, foram 56 mortes, enquanto em 2016 o número de vítimas caiu para 26.