Prudente sedia oficina do COSEMS-SP em parceria com o Ministério da Saúde

07/06/2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente esteve representada na Oficina de Fortalecimento das Regiões de Saúde e da Capacidade de Gestão Municipal – “Projetos Ativadores”, realizada nesta quinta-feira (7/06), no auditório Jasmin, no Campus I da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste.

O evento reuniu os representantes regionais do COSEMS- Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a APSP, FSP, e USP. Participaram gestores e técnicos dos 45 municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS-11), o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, a coordenadora de Estratégia e assessora técnica, Márcia Tuboni.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, “convém frisar a importância de Prudente ter sido selecionada no contexto do Estado SP, no que diz respeito à saúde pública, com o recurso que foi proporcionado pelo Ministério da Saúde, para fortalecer as regiões de saúde”.

O Consem tem o papel de fortalecer a gestão municipal e os secretários municipais na sua atuação junto à Secretaria de Estado da Saúde para discutir políticas públicas para cada região.

Conforme explica a coordenadora, Márcia Tuboni, o  COSEMS-SP inscreveu o projeto junto ao Ministério da Saúde, que foi aprovado com recursos federais e Organização Panamericana (OPAS),  em parceria com faculdade de saúde pública da USP e Associação Paulista de Saúde Pública.

“A região de Prudente foi escolhida para que a gente possa escutar os secretários para poder,  a partir da fala deles,  e das equipes saber quais são os principais problemas e a partir dai trabalhar essas questões durante o ano, para que a gente possa buscar propostas”, resume Tuboni.

Os encontros ocorrem nas seis regiões selecionadas: Baixada Santista, Presidente Prudente, Araçatuba, Osasco, São José do Rio Preto e Bauru.

O secretário de Saúde agradeceu o apoio da Unoest,e que cedeu a estrutura através da coordenadora da Faculdade de Medicina,  Nilva Galli e Neide Castilho de Álvares Machado. O secretário também agradeceu pela cidade ter sido selecionada para sediar o encontro receber o projeto.