Prudente recebe 4.880 doses da vacina contra Covid-19

21/01/2021

 Presidente Prudente recebeu na tarde desta quinta-feira (21/01) a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19. As 4.880 doses da CoronaVac chegaram à Rede de Frio por volta das 14h30, em um caminhão escoltado pela equipe do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) e Força Tática da Polícia Militar.

Nesta primeira etapa de vacinação, o público-alvo é formado por profissionais da saúde, prioritariamente aqueles que atuam na linha de frente no combate à pandemia, além de idosos que vivem em casas de repouso (institucionalizados).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), a vacinação dos trabalhadores de saúde ocorrerá nas próprias unidades onde atuam, como hospitais, clínicas e outros serviços. Em relação aos idosos institucionalizados, equipes volantes da secretaria de saúde irão até as casas de repouso. É importante lembrar que a imunização é composta por duas doses, com intervalo de 21 dias.

Para as etapas seguintes, em que serão imunizados os idosos (divididos por faixas etárias), a vacinação ocorrerá em 27 postos de vacinação das UBSs e ESFs da cidade. Os serviços funcionarão de segunda a sexta, das 7h às 17h. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a população faça um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br  para agilizar o atendimento e evitar aglomerações. 

A primeira moradora de Presidente Prudente a receber a vacina é dona Odete Rosa de Souza, de 61 anos, que atua como auxiliar de enfermagem da UBS central. Ela é do grupo de risco (paciente renal crônica e hipertensa) e continuou trabalhando durante toda a pandemia. Paralelamente cuidava da mãe idosa, que infelizmente contraiu a Covid-19 e morreu por conta da doença. Mesmo assim, não se afastou do trabalho e é um exemplo de dedicação.