Prudente irá integrar Conselho Municipalista criado pelo Governo do Estado

07/05/2020

Durante pronunciamento ao vivo nesta sexta-feira (08/05) do governador João Doria sobre a quarentena, que foi prorrogada até 31 de maio nos 645 municípios paulistas, o Governo de São Paulo anunciou a criação do Conselho Municipalista, que reunirá representantes do Estado e de 16 prefeituras, incluindo a da capital, para pactuação de decisões no combate ao coronavírus, a Covid-19.O prefeito Nelson Bugalho esteve presente na coletiva de imprensa, ocorrida no Palácio dos Bandeirantes, a convite da assessoria do governador.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Helen, “desde o início tem sido destacada a importância de haver um governo municipalista, que dialoga com os setores econômicos e, principalmente, que trabalha em parceria com os prefeitos”.

Helen anunciou que participarão 16 prefeitos das cidades sedes das regiões administrativas e os respectivos secretários municipais de Saúde e Desenvolvimento Econômico, sendo das seguintes cidades: Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e Presidente Prudente, que marcaram presença no pronunciamento, além de Araçatuba, Barretos, Bauru, Franca, Itapeva, Marília, Registro, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

A secretária informou que os chefes do Executivo participarão na pactuação das decisões com a contrapartida do governador, do vice-governador, Rodrigo Garcia, e dos secretários de Desenvolvimento Regional, Saúde, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, pela ordem, Marco Vinholi, José Henrique Germann, Henrique Meirelles e Patrícia Hellen. “A intenção é fazermos um processo de coordenação e agilização das decisões”, acrescentou a secretária.

Conforme Bugalho, cada representante terá a incumbência de levar as demandas de sua região para o conselho, contribuindo assim para o planejamento de retomada econômica do Estado pós-pandemia. “O conselho garante ainda mais voz aos municípios nas medidas de enfrentamento da Covid-19”, declarou o prefeito, ressaltando que continuará a defender normas regionalizadas de flexibilização da quarentena, levando em conta o cenário de cada localidade.

Vinholi, que é tido como o representante municipalista no secretariado do Governo Estadual, disse que a intenção com o Conselho é ampliar o diálogo, a pactuação nas decisões e conseguir fazer com que cada vez mais as ações, tanto das prefeituras como do Estado, sejam consorciadas, agregadas e regionalizadas.

O secretário de Desenvolvimento Regional informou ainda que o Conselho Municipalista se reunirá semanalmente para firmarem pactuações e, assim, fazer com que as ações conjuntas possam resultar em melhora no período de isolamento.

“Uma pactuação no processo futuro do plano São Paulo, que é um estado municipalista. O governador se pauta por ações conjuntas e pactuadas e isso [criação do Conselho] é uma ampliação de um diálogo que vem ocorrendo desde o início do processo de combate ao coronavírus e que neste momento atinge um patamar de pactuação permanente e constante para entregarmos resultados à população”, completou.