Prudente é selecionada para participar do edital ‘Municípios Contra o Coronavírus’

08/05/2020

Presidente Prudente está selecionada para participar do Programa AGP (Apoio à Gestão Pública) edição especial ‘Municípios Contra o Coronavírus’, cujo edital foi lançado recentemente pelo Instituto Votorantim. A iniciativa tem como objetivo oferecer assessoria técnica e especializada para prefeituras e equipes de saúde dos municípios para gerenciamento do combate à pandemia.

O anúncio foi feito pela Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que, por meio de parceria entre os institutos Votorantim e Arapyaú, oferecerá consultoria técnica à equipe de saúde do município por quatro meses. A capacitação é focada no enfrentamento da crise ocasionada pelo avanço da pandemia no Brasil.

De acordo com a coordenadora de ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Adriana Vitório, que foi interlocutora do AGP por Prudente, o programa, no que se propõe ao enfrentamento da Covid-19, será de grande importância para a cidade.

“O instituto conta com ferramentas necessárias e profissionais com expertise para nos auxiliar em tudo que engloba a pandemia. O conhecimento que temos aliado com um olhar de fora e técnico, vai nos auxiliar a passar pela pandemia de maneira mais tranquila, técnica e profissional possível, atendendo com qualidade e o máximo que pudermos para minimiza as perdas e/ou dificuldades que possamos ter”, conta, lembrando que em Prudente o ponto focal do programa será o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto.

Durante a consultoria, serão abordados temas como ‘Governança de Crise’: como tomar decisões, montar estrutura coordenada e exercer gestão durante a crise; ‘Comunicação e Distanciamento’: como comunicar de maneira efetiva para informar, fomentar práticas de prevenção e orientar a busca pelos serviços de saúde de forma resolutiva; e ‘Assistência’: como preparar o sistema de saúde para prestar assistência durante a epidemia de forma resolutiva.

Ainda na capacitação, serão abordados outros dois temas. São eles: ‘Vigilância’: como construir inteligência para o enfrentamento da crise a partir do monitoramento de casos e dos dados demográficos e epidemiológicos da população; ‘Impactos Fiscais’: a análise de impactos fiscais decorrentes da crise e apoio no planejamento de recursos e medidas de alcance do equilíbrio fiscal e para conter a crise econômica nos municípios.

A RAPS é constituída por 677 membros, de 29 partidos, de todas as regiões do país, formando uma rede de pessoas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Entre estes membros está o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, que pertence à Rede desde 2015

Segundo a instituição, a iniciativa oferece orientação, conhecimento e soluções concretas que “certamente ajudarão os municípios a superarem a crise”. A capacitação é oferecida a partir da experiência do Instituto Votorantim com o Programa de Apoio à Gestão Pública e do Checklist de Preparação para Covid-19 nos Municípios, elaborado pelo Instituto Arapyú e IEPS (Impulso e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde).

 

A Raps – Criada em 2012, é uma organização pioneira com a missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro. O foco da Raps é conectar, desenvolver e apoiar lideranças políticas comprometidas com a sustentabilidade