Projeto que envolve PM e estudantes de publicidade divulga sistema Órion para a população

16/05/2018

Divulgar o Sistema Órion da Polícia Militar para a sociedade, para os parceiros e também para o público interno da Instituição. Este é um dos objetivos do projeto de extensão universitária intitulado: “Vira Galo”, da Faculdade de Comunicação da UNOESTE- Universidade do Oeste Paulista, realizado em parceria com o 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

O lançamento do projeto, realizado nesta quarta-feira (16/5), no Centro Cultural Matarazzo, contou com a participação do alto comando do CPI-8 , Coronel Adilson Luiz Franco Nassaro e do Tenente Coronel Carlos Vitor Negri da Silva, Comandante do  18º BPMI, além do vereador  Mauro Neves, e dos prefeitos Cícero Cerino da Silva, de Estrela do Norte, Alair Antônio Batista, de Taciba e Genildo Rabinelli, de Anhumas e da voluntária  do projeto e coordenadora  do Movimento “Seja Gentil” Paulina Paulino. O deputado estadual Ed Thomas enviou representante.

O Prefeito de Prudente, Nelson Bugalho, foi representado pela Secretária de Assistência Social (SAS), Luzia Fabiana Sales Macedo. Também participaram os secretários municipais de Tecnologia, Rogério Alessi e de Cultura, José Fabio Sousa Nougueira .

O projeto de extensão quer dar visibilidade à plataforma digital Órion, que instituiu o Boletim Social. O Boletim Social é uma maneira que a Polícia Militar encontrou para divulgar em rede, para todas as instituições sociais que atuam na rede de proteção às pessoas, ou seja, entidades de apoio em socorro às pessoas envolvidas em situações de vulnerabilidade e risco, como o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), entre outros, várias informações relacionadas ao problema que originou o chamado 190 para a Polícia Militar.

“O objetivo do Sistema é dar celeridade ao conhecimento das demandas sociais a todos os integrantes da rede de proteção ao cidadão. Ele permite que os órgãos não fiquem dependendo de ofício para conhecer os casos, proporcionando um rápido atendimento a população”, disse o 1° Tenente PM Jefferson Paulo Romão, do 18º BPM/I.

O projeto de extensão contou com a participação dos alunos do 7º termo do Curso de Publicidade da Unoeste, que elaboraram uma campanha publicitária de divulgação, como forma de motivar e engajar o público interno, parceiros e a sociedade para divulgar que nem tudo é caso de polícia, ou seja, muitas ocorrências que são direcionadas à Polícia Militar podem ser direcionadas para outros agentes que atuam com apoio às vítimas que estão em situação de vulnerabilidade social.

O Sistema Órion foi idealizado, criado e implantado em 2015 por Policiais Militares do 18º BPM/I. Até hoje foram registrados e inseridos no sistema 923 Boletins, que são compartilhados, on-line, com 84 órgãos de proteção. Atuam  350 profissionais da Rede de Proteção Social, além de representantes do MPE - Ministério Público Estadual e Poder Judiciário, em 21 municípios.

São até agora 2.200 pessoas  identificadas em situação de vulnerabilidade e a partir daí milhares de atendimentos e acompanhamentos especializados foram realizados pelos profissionais da Rede de Proteção Social.

As peças das campanhas publicitárias da campanha ainda não têm data prevista para a divulgação.