Projeto em estrada rural concorre ao Programa Município Verde-Azul

28/09/2018

 

O Governo de Presidente Prudente participa do Programa Município Verde-Azul por meio de boas práticas sustentáveis que são realizadas em todas as secretarias municipais. Prudente inscreveu projetos que comprovam as ações exigidas para participar do programa.

 Um dos destaques é a ação que  se enquadra como uma pro-atividade da Diretiva Uso do Solo e  que consta no Plano de Controle de Erosão do  município de Presidente Prudente.

 O programa está no  âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II, visando à reabilitação de trechos críticos de estradas rurais que beneficiam os produtores rurais da região.

As obras contaram com a reabilitação de 4,10 km de "trechos críticos" de estradas rurais municipais não pavimentadas com execução de melhorias de plataforma, com quebra de barranco e elevação do leito carroçável, construção de lombadas e bigodes, controle de erosão das propriedades lindeiras, revestimento em solo brita, plantio em semeadura para prática de vegetação

O apoio para a melhoria da infraestrutura municipal contribui diretamente para o fortalecimento, não somente hortifrutigranjeiros, como as outras cadeias produtivas existentes no município, tais como: pecuária leiteira, pecuária de corte, batata doce e cana de açúcar, viabilizando a execução de melhorias da infraestrutura viária rural, e consequentemente a melhoria das condições de acesso físico dos produtores rurais ao mercado.

A estrada municipal rural da Ponte Alta permite o acesso dos produtores rurais da região à cidade de Presidente Prudente e às cidades vizinhas, durante todo o ano, podendo receber seus insumos agrícolas e escoar com segurança sua produção agropecuária, por ela circulam diariamente ambulância, veículos escolares, veículos dos produtores e moradores da região. A obra beneficia cerca de 40 famílias de produtores da região.