Programas esportivos para todas as idades têm vagas remanescentes no Sesc Thermas

21/06/2018

Cursos permanentes estimulam o público de forma prazerosa para a prática de atividades físicas.
 Inscrições são feitas na Central de Atendimento do Sesc

Com 71 anos de atuação no Brasil e há 11 em Presidente Prudente, o Sesc – Serviço Social do Comérciocontinua mantendo sua missão original: a valorização da cidadania, do acolhimento e da educação pensada como um processo civilizatório. Dentre inúmeras formas de promovê-la, o esporte surge como uma das mais prazerosas, estimulado por meio de diversos programas, os quais contam com vagas remanescentes no Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Um deles se apresenta como um conceito diferente das academias convencionais. A Ginástica Multifuncional do Sesc, a GMF, oferece um plano de exercícios físicos que leva em conta a expectativa do aluno, seu estilo de vida e os tipos de exercícios preferidos por ele. Ao se matricular, o participante escolhe uma das turmas disponíveis e realiza um roteiro de atividades personalizado, além de poder participar de aulas em grupo.

“É um conceito que busca o desenvolvimento das capacidades físicas de cada pessoa. A partir disso, o objetivo é desenvolver em cada faixa etária aquilo que é primordial para cada um”, explica o instrutor físico-esportivo do Sesc, Leonardo Orlandi.

Quem apenas procura uma melhora da estética, também pode usufruir da GMF, mas este não é o foco principal do programa. “É claro que se a pessoa chega aqui buscando uma melhora estética, nós vamos atender. No entanto, a gente vai tentar, de uma determinada forma, educar, mostrando pra ela que a questão estética não é primordial em relação à saúde”, esclarece Orlandi.

Para outro instrutor, Elson Uehara, um ponto a se destacar são as aulas coletivas. “Um diferencial são as aulas em grupo. Neste momento, conseguimos trabalhar a sociabilização da pessoa. Tem gente que só vem para as aulas em grupo, é um meio que estimula o convívio social. Tem turma que começou aqui, mas já faz churrasco, se encontram em outros lugares, tudo começando na GMF”, salienta.

Os interessados podem se inscrever para as vagas disponíveis nas aulas de terça e quinta, nos períodos das 8h, 14h, 16h e 18h, ou para as que ocorrem nas quartas e sextas-feiras, com vagas nas turmas das 8h, 10h, 18h e 20h.

Para quem prefere sentir menos impacto e se exercitar na água, o Sesc Thermas faz jus ao nome e se destaca como a única unidade do estado de São Paulo que conta com um parque aquático formado por piscinas com águas termais, nas quais os frequentadores podem aproveitar cursos como o de Hidroginástica e Práticas Aquáticas.

Nas aulas de Hidroginástica, que possuem vagas disponíveis nas turmas de terça/quinta e quarta/sexta, às 8h e 18h, o participante realiza diversos exercícios, desenvolvendo mais a parte aeróbica, e já nota os benefícios da atividade em pouco tempo, de acordo com Leonardo Orlandi. “Nas duas primeiras semanas, o aluno já percebe a melhora na qualidade do sono. Ele também passa a ter mais disposição no dia-a-dia”, afirma.

Educar por meio do esporte parece ser a maneira ideal de aprendizado para um público que não gosta muito da ideia de ficar parado. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir-se são elementos presentes no universo das crianças, mas também dos esportes.

Compreendendo a prática de atividades físicas como um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, o Esporte Criança aparece como o programa esportivo do Sesc dedicado aos pequenos e oferece, na unidade de Prudente, vagas abertas.

Para crianças de 3 a 6 anos, a proposta é buscar o desenvolvimento integral delas por meio do brincar e da exploração dos principais elementos ginásticos como saltos, rolamentos, manipulação de objetos, ritmo e expressão corporal, estimulando a criatividade e proporcionando de forma lúdica e divertida a vivência das habilidades motoras básicas.

As propriedades terapêuticas das águas termais do Sesc também levam benefícios às crianças que podem se divertir nas recreações realizadas nas piscinas ou no curso de Práticas Aquáticas, que têm vagas disponíveis para aulas que ocorrem de terça e quinta, das 10h às 11h. Nelas, são ensinados exercícios de adaptação, flutuação, deslocamento, esportes (em especial a modalidade natação com os estilos crawl, costas, peito e borboleta) e outras práticas corporais, para estimular a autonomia na água, a sobrevivência, a recreação e o condicionamento físico.

Os interessados nos cursos esportivos do Sesc Thermas de Presidente Prudente devem procurar a Central de Atendimento da unidade para se inscrever – Rua Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas. Mais informações podem ser obtidas pelo (18) 3226-0400.

SERVIÇO

 

Sesc Thermas de Presidente Prudente

Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas

Tel: (18) 3226-0400 / sescsp.org.br/prudente

 

Ginástica Multifuncional (GMF)

Inscrições na Central de Atendimento do Sesc. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão física.

Vagas abertas: terça/quinta: 8h, 14h, 16h e 18h.

 

Curso de Hidroginástica

Inscrições na Central de Atendimento do Sesc. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão física e exame dermatológico.

Vagas abertas: terça/quinta: 8h. Quarta/sexta: 18h.

 

Curso de Práticas Aquáticas

Inscrições na Central de Atendimento do Sesc. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão física e exame dermatológico.

Vagas abertas: terça/quinta: 10h.

 

Esporte Criança

Inscrições na Central de Atendimento do Sesc. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão física.

Vagas abertas: domingo: 14h.