Programação Pontos MIS no Flitpp terá oficina de roteiro e sessões de cinema

21/08/2018

 

São quatro produções nacionais, às sextas e sábados, às 19h30; e oficina de roteiro em duas partes com Giuliana Monteiro.

 

24 de agosto, sexta

19h – Espaço Laje

Oficina: É tudo palavra! livro = roteiro? Com Giuliana Monteiro (Parte 1)

A Oficina propõe discutir as diferenças entre o processo de escrita de um roteiro cinematográfico de ficção versus o processo de escrita de uma obra literária. Analisar cenas de obras literárias que foram adaptadas para o roteiro cinematográfico. Falar da arte de adaptar para o cinema e porque muitas pessoas têm a sensação de que o livro é muito mais interessante do que o filme. Discutir algumas adaptação de obras literárias para o cinema que incluem: Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos 1968 / filme de Marcos Bernstein de 2012; O Quatrilho filme de Fabio Barreto livro de José Clemente Pozenato e filme realizado em 1995; Cidade de Deus livro de Paulo Lins, filme dirigido por Fernando Meirelles, em 2002; O Auto da Compadecida livro de Ariano Suassuna 1950 e filme de Guel Arraes de 1999; Estação Carandiru livro de Drauzio Varella de 1989/ Carandiru, de 2003, dirigido por Hector Babenco.

 

19h30 – Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo

Filme Ponto MIS – Estamos Juntos

Brasil, 2011, 1h 35min, 14 anos. Direção Toni Venturi

Para Carmem (Leandra Leal), uma jovem e talentosa médica, o mundo começava a se moldar conforme seus planos: uma vida independente na agitada São Paulo, ao lado do seu divertido amigo DJ, Murilo (Cauã Reymond), e distante das amarras da cidade provinciana de onde veio.

 

25 de agosto, sábado

19h – Espaço Laje

Oficina É tudo palavra! livro = roteiro? Com Giuliana Monteiro (Parte 2)

Roteirista e diretora de filmes, nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giuliana trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova Iorque com uma bolsa de estudos, para cursar mestrado em roteiro e direção de filmes na faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts). Seu último projeto de curta-metragem, “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” teve estreia na 64thBerlinale e viajou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor filme no festival Internacional de Viña del Mar. Atualmente trabalha em seu primeiro projeto de longa metragem, “Estrada para Livramento” que recebeu o prêmio Spike Lee Fund para desenvolvimento em 2015. Giuliana também está em finalização de seu primeiro projeto de longa metragem documental, o filme “Bento”.

 

19h30 – Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo

Filme Ponto MIS – Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida

Brasil, 2012, 1h 30min, 10 anos. Direção Matheus Souza

Clara (Clarice Falcão) está indecisa em relação às suas escolhas. A jovem está cursando a faculdade de Medicina por pressão familiar e não por vocação. Sem contar para ninguém o que está sentindo, ela passa a matar aulas no período da manhã. Durante essas aventuras matutinas, Clara conhece um rapaz que a ajuda a encontrar um norte para sua vida.

 

31 de agosto, sexta

19h30 – Sala de cinema Condessa Filomena Matarazzo

Filme Ponto MIS – Mãe só há uma

Brasil, 2016, 1h 22min, 16 anos. Direção Anna Mulyaert

Pierre descobre que sua família não é biológica quando a polícia prende sua mãe. Confuso, ele vai atrás de seus parentes verdadeiros, que o conhecem como Felipe, e a nova realidade faz com que o rapaz encontre finalmente sua real identidade.

 

01 de setembro, sábado

19h30 – Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo

Filme Ponto MIS – Reza a lenda

Brasil, 2016, 1h 27min, 14 anos. Direção Homero Olivetto

Em uma terra sem lei, a sorte favorece apenas os mais fortes e corajosos. Ara (Cauã Reymond), um homem de ação e poucas palavras, é o líder de um bando de motoqueiros armados que acredita em uma antiga lenda capaz de devolver justiça e liberdade ao povo da região. Quando realizam um ousado roubo, acabam despertando a fúria do poderoso Tenório (Humberto Martins). Agora, Tenório vai concentrar todas as suas forças em uma perseguição para destruir o bando de Ara e recuperar aquilo que acredita ser seu por direito. Durante a perseguição, a jovem Laura (Luisa Arraes) é resgatada de um acidente e tem que seguir o bando contra a sua vontade, despertando ciúmes em Severina (Sophie Charlotte), companheira de Ara.