Programação de fim de semana | Sesc Thermas de Presidente Prudente

31/07/2018

Com mais de 40 anos de carreira, Edvaldo Santana 
lança novo álbum no Sesc Thermas

Cantor e compositor se apresenta no sábado (4), às 16h, em show gratuito. Aulas abertas de
 lutas, espetáculo, oficina e contação compõem programação

O artista paulistano Edvaldo Santana, que conta com mais de 40 anos de estrada, lança neste sábado (4), no Sesc Thermas de Presidente Prudente, seu oitavo álbum “Só Vou Chegar Mais Tarde”, e apresenta um show intimista de voz e violão, guitarra e percussão. A apresentação abre a programação de agosto do projeto Múltiplos Sons, que promove shows todos os sábados, às 16h, sempre com entrada gratuita.

Especialista em misturar blues e rock com ritmos brasileiros, Edvaldo é o responsável pela produção de seu novo álbum, em parceria com Luiz Waack, seu parceiro de longa data e que também o acompanha na apresentação, além dos músicos Ricardo Garcia (percussão) e Reinaldo Chulapa (baixo). O disco reúne uma diversidade de estilos, como blues, samba, rock, salsa e reggae, temperados com banjo e gaita, e conta com participações especiais de Rita Benneditto e Alzira E.

Edvaldo começou a trabalhar aos 12 anos e, aos 20, já tinha a música como profissão. Com sua primeira banda, a Caaxió (depois batizada de Matéria Prima), chegou a ter dez músicas censuradas em um show no Teatro de Arena, em 1974. Conectado com movimentos universitários, sempre se envolveu com o lado social e percorreu Brasil afora, acompanhando as primeiras ocupações do que viria a ser o MST (Movimento Sem Terra).

A voz rasgada o aproximou do blues, marcante em seu trabalho desde o primeiro disco solo (Lobo Solitário, de 1993). O cantor cresceu ouvindo nomes como Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Pixinguinha, Waldir Azevedo e toda a pluralidade musical dos anos 1960 e 70. Suas influências vão de Jimi Hendrix a Raul Seixas, passando pelos tropicalistas e, claro, seus parceiros famosos, como Tom Zé, Arnaldo Antunes e o poeta Paulo Leminski.

ARTES MARCIAIS – AULAS ABERTAS

No primeiro fim de semana de agosto, o Sesc também dá início a uma série de aulas abertas de diferentes artes marciais. O público pode vivenciar, no sábado e domingo, das 9h30 às 11h e das 14h às 17h, com o professor prudentino Renan Ojeda Ciloos, movimentos básicos do Boxe e aprender como utilizá-los enquanto uma prática de atividade física saudável.

Outra opção é aula de uma arte marcial chinesa, o Tai Chi Chuan, também reconhecida como uma forma de meditação em movimento. Com as orientações do mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP), os participantes conhecem os exercícios corporais milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da medicina tradicional chinesa. As aulas ocorrem neste sábado e domingo, e nos dias 11 e 12/7, das 10h às 11h30.

Ao longo do mês, ainda há aula de Judô, Muay Thai, Caratê, Chi Kung, além da prática corporal Lian Gong. Todas atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição.

CRIANÇAS

Para a criançada, a programação de fim de semana promove a contação Matinta Pereira conta histórias do folclore brasileiro, no sábado, às 15h, pelo projeto Quintal de Histórias.

A atriz e arte-educadora Marcelo Barbosa e o músico e ator Fábio Santos, ambos do G.U.T.E. (Grupo Urutau de Teatro Experimental), de Araraquara (SP), narram a história de uma velha que é capaz de se transformar em pássaro e que tem assunto para dois encontros com as crianças: a sua própria história extraordinária e a de outros extraordinários brasileiros, como Lobisomem, Mula sem Cabeça, Boi Tatá, Curupira, entre outros.

Depois das histórias com Matinta Pereira, às 16h, os pequenos são convidados a participarem da oficina Monscara, para confeccionarem máscaras de monstros, uma maneira divertida de exercitar a imaginação e lidar com os próprios medos.

No domingo, às 15h, o grupo paulistano Folias e Folguedos, liderado pelo artista Inimar dos Reis, apresenta pelo projeto Arte em Cena o espetáculo cênico-musical Criança da Terra, que mostra a cultura do Brasil para o público infantil, trazendo no repertório ritmos como a Ciranda, o Bumba meu Boi, o Carimbó, o Frevo, a Marchinha e muitos outros.

Fundado em 1998 por Inimar, o Folias e Folguedos é integrante da Cooperativa Paulista de Teatro desde 1999 e tem o objetivo de difundir a cultura popular brasileira, levando ao público espetáculos cênicos e musicais das manifestações da cultura tradicional: festividades, folguedos, brincadeiras, músicas e danças.

Em seguida, às 16h, já pelo projeto Brincando com Arte, o grupo realiza a Oficina de Burrinhas. A burrinha é definida como uma “forma” antiga de Bumba-meu-Boi por estar presente nas diversas variações do folguedo popular. Na atividade, as crianças aprendem a customizar o brinquedo popular com tecidos, lantejoulas, fitas, papéis laminados e outros adereços, além de prepararem um cortejo brincante com todos os participantes. Para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento no Sesc no dia da atividade. As vagas são limitadas.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Aula Aberta – Boxe

Com o professor Renan Ojeda Cilo, de Presidente Prudente (SP).

Dias 4 e 5 de agosto, sábado e domingo, das 9h30 às 11h e das 14h às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Aula Aberta – Tai Chi Chuan

Com o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP).

Dias 4, 5, 11 e 12 de agosto, sábados e domingos, das 10h às 11h30.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Contação de História – Matinta Pereira conta histórias do folclore brasileiro – Quintal de Histórias

Com a atriz e arte-educadora Marcela Barbosa e o músico e ator Fábio Santos do G.U.T.E (Grupo Urutau de Teatro Experimental), de Araraquara (SP).

Dia 4 de agosto, sábado, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Oficina – Monscara – Quintal de Histórias

Dia 4 de agosto, sábado, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Show – Edvaldo Santana Trio

Dia 4 de agosto, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Espetáculo – Criança da Terra

Com o Grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP).

Dia 5 de agosto, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Oficina de Burrinhas’

Com o Grupo Folias e Folguedos, de São Paulo (SP).

Dia 5 de agosto, domingo, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.