Programa da Vigilância Sanitária alerta sobre exposição ao Benzeno

04/10/2018

 

O Serviço de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Sesau) realizará nesta sexta-feira (05/10) ação de vistoria em postos de revenda de combustíveis. O objetivo da ação é avaliar a situação desses estabelecimentos, além de orientar proprietários e funcionários sobre os riscos da exposição ao Benzeno, bem como as exigências legais para a diminuição da exposição ocupacional do trabalhador, especialmente os frentistas, a esta substância química altamente nociva à saúde.

O benzeno é uma substância química orgânica no estado líquido, presente nas cadeias de extração e refino de petróleo e na evaporação da gasolina. Ele é incolor, volátil, inflável, de odor adocicado e é, comumente, absorvido pelo organismo através da respiração ou em contato direto com a pele. Ele pode também se infiltrar em nosso corpo através da ingestão de alimentos e água contaminados.

A exposição crônica ao Benzeno é capaz de provocar alterações na medula óssea e no sangue, levando à anemia, hemorragias, leucopenia e outros danos no sistema imunológico. Segundo a Agência internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o Benzeno é comprovadamente cancerígeno para seres humanos, causando linfomas e leucemias, entre outros tipos de câncer.

Os fiscais da Vigilância Sanitária deverão percorrer 84 postos de revenda de combustíveis na cidade.  Serão sete equipes com quatorze fiscais e contará também com o apoio do Cerest.