Professores das oficinas do Inova Kids recebem capacitação para volta às aulas

30/07/2018

Os professores do Programa de Educação Integral Cidadescola que atuam nas oficinas do Inova Kids participam nesta segunda-feira (30/07) da formação do eixo de tecnologia. A iniciativa, que ocorre na Fundação Inova Prudente, é ministrada pelo professor e consultor Diego Ceccato. A atividade, que também é destinada aos estagiários, é dividida em três módulos, sendo eles: ‘Um novo olhar para educação’; ‘Web 1.0 e 2.0 e suas ferramentas’; e ‘Novas metodologias na educação’.

De acordo com Diego, além de trabalhar as tendências tecnológicas na educação, durante a formação será proposta uma discussão e reflexão sobe como elas podem ser aplicadas em sala de aula e inseridas dentro de novas metodologias da educação. Para ele, devido às mudanças rápidas que acontecem no mundo, a formação necessariamente tem que ser cada vez mais atualizada.

“Se trabalharmos sempre os mesmos modelos tecnológicos e metodológicos, ficaremos separados do que o aluno quer. Ele vive em uma sociedade que é extremamente complexa, que tudo muda cada vez mais rápido e às vezes trabalhamos com algo muito antigo em sala de aula. A ideia é mostrar novas possiblidade para que os formadores de alunos possam de certa forma trazer essas metodologias e tendências para sala de aula”, explica.

Ele acrescenta ainda que trabalhar com novas metodologias é até mesmo uma forma de cativar mais a atenção do aluno. “Tem muita gente estudando e falando que várias dessas novas tecnologias é uma forma de prender mais atenção do aluno. Muitos não prestam atenção na aula, mas fora dela assistem vídeos, seriados, jogos, enfim. A ideia é tentar conciliar um ao outro, ou seja, tentar trazer um pouco dessa realidade para sala de aula”.

A coordenadora pedagógica do Cidadescola, Aline Feba, que também participa da formação na Inova Prudente, diz que as formações têm como objetivo instrumentalizar os professores, trocar experiências e colaborar no trabalho que realizam com as crianças. Ela conta também que uma vez por bimestre é promovida formação aos profissionais para que haja discussão sobre as oficinas.

A coordenadora pontua ainda que o Cidadescola tem os eixos de Acompanhamento Pedagógico, Artes, Esportes, Meio Ambiente e Tecnologia, sendo este último o elo entre os professores que atuam no Inova Kids. “Quando a discussão é algo em comum reunimos todos, em outros momentos dividimos e cada um discute a particularidade do seu eixo”, conclui.

As oficinas do Programa de Educação Integral Cidadescola serão retomadas nesta quarta-feira (1°/08). Na Inova Prudente, as atividades do Inova Kids têm início na mesma data com as aulas de Ciências I e II, Gastronomia, Criatividade, Robótica I e II, Informática e Realidade Virtual.