Professora de Kung Fu Maria Michellon é  homenageada pela Semepp

16/06/2020

A Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente) presta homenagens aos funcionários e pessoas ligadas ao esporte através de uma série de matérias. Hoje vamos falar da professora de Kung Fú, Maria Dias da Silva Michellon, tenho 45 anos de idade. Ela foi casada por 25 anos (até 2017) com o atualmente Cabo da polícia militar Alexandre Mateus Michellon com quem tem um filho, hoje com 24 anos Michael Jonathan da Silva Michellon (estudante universitário).

Sua história dentro do esporte é complexa. Ela sempre foi apaixonada por atividade física, todavia suas condições de vida tornaram-se uma barreira que limitou sua infância e adolescência, onde não pode fazer escolhas como gostaria.

Ela nasceu em Presidente Prudente e com 06 anos de idade seus pais se separaram e então, foi morar na cidade de Apucarana – PR; cidade onde teve seu primeiro contato oficialmente com esporte. Na escola começou a se destacar nas aulas de educação física e seu professor a direcionou para o atletismo, o qual passou a praticar em horário no contra turno escolar em meados de 1983/1984. Participou de algumas competições nas provas de velocidade, quando seus treinos foram interrompidos pela necessidade maior, que era trabalhar para ajudar em casa financeiramente, o que começou a fazer com nove anos.

“Comecei então a estudar durante a noite para trabalhar durante o dia foi quando meu interesse se voltou para as artes marciais, e aos finais de semana praticava a capoeira, também “experimentei” o boxe, karatê, judô e jiu jitsu. Em seguida migrei para o kung fu, arte marcial pela qual me apaixonei, me completava, me proporcionava muitos benefícios.  Pelo kung fu participei de vários torneios internos, campeonatos regionais, estaduais, tanto no Paraná onde iniciei quanto em São Paulo na fase adulta, bem como recebi convocações para alguns campeonatos brasileiros, geralmente conquistando boas colocações. Tenho um local em casa reservado para algumas dezenas de medalhas e troféus”, contou Michellon.

A atleta explica que no passado um tanto distante, o Kung Fú não era tão reconhecido.

“O kung fu não tinha, há 20, 30 anos fase da minha juventude, um reconhecimento e organização como vejo atualmente. Isso se deve a essa arte ser, ainda nos dias de hoje pouco difundida, não estar frequentemente na mídia, e ser amplamente complexa. Assim, o esporte que eu escolhi, ainda está em fase de expansão, apesar de ser a mais antiga, berço das artes marciais, o kung fu ainda luta para ser uma modalidade olímpica bem como estar presente nos principais calendários esportivos. Me  casei bem jovem, na época com 15 anos e então parei os estudos para me dedicar ao casamento. Lutava bravamente para conciliar com meus treinos. Com vinte anos fui mãe, momento onde precisei refletir muito e a ficha caiu de que eu precisava retomar meus estudos, para conseguir ter uma condição de vida melhor para mim e para minha família”, explica a professora da Semepp.

Maria voltou à Prudente para realizar um tratamento de visão e fixou residência novamente. Foi então uma luta para conciliar casamento, filho, estudo e continuar no esporte. Foi quando começou, orientada pelo seu mestre de kung fu Grão Mestre Waldenir Ernega (in memória) a dar aulas e representar a Associação Shizuka de Kung Fu Wushu. Isso aconteceu em 1998, e teve respaldo do professor Sensei Aparecido Caires (in memória), que lhe abriu as portas da Academia AKA, na época localizada próximo a APEA, local onde começou ministrar aula de kung fu e conseguiu ir conciliando sua formação na modalidade, bem como conciliar um trabalho em regime CLT, que era necessário, pois ela somava renda para as despesas da casa.

Michellon concluiu seu ensino médio na escola Tannel Abbud em 2003, ano em que prestou vestibular, foi aprovada e ingressou no curso de Educação Física na Unesp  em 2004. Era mais um sonho sendo realizando por ela.

“Em 2006 fui chamada para assumir meu cargo num concurso que havia prestado na Prefeitura, então fui trabalhar na Secretaria de Obras, e atuava no Distrito de Montalvão.  Em 2008 consegui, depois de muito esforço, ajuda de amigos, interferência de algumas pessoas que acreditaram em mim – Warley dos Santos Garcia; Prof. Quinha; Prof. Natanael Gonzaga (In memória); o inesquecível Tião (In memória) , migrei para a Secretaria de Esportes, local onde tinha sonho de atuar por ser a prova viva de que o esporte agrega valores e transforma.

“Nesse período o secretário de Esporte era o prof. Guena, a quem sou imensamente grata, bem como o professor Dito e a professora Tute (eram os diretores na época) que me receberam. Mais um sonho sendo realizado. Comecei como monitora nas academias da terceira idade (ATI) que estavam sendo implantadas também nos bairros em Presidente Prudente. Sou muito grata ao professor Dito que me direcionou nesse período. Em 2009 apresentei um projeto junto a Semepp, e com o apoio do prof. Natinho iniciei uma turma de kung fu, motivada pela paixão pelas artes marciais, paralelo ao trabalho desenvolvido com os idosos. Graças a Deus o projeto foi um sucesso e atualmente a modalidade kung fu wushu é uma realidade em nossa cidade, onde atletas de 06 a 106 anos podem usufruir dos seus benefícios”, contou Michellon.  

Em 2019 ela concluiu sua graduação no curso de fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) um sonho alimentado desde a juventude, por entender que o movimento é uma ciência que deve ser compreendida e ensinada nas suas mais variadas vertentes.

“Estamos em constante processo de evolução, desafios são constantes frente à realidade do esporte, uma vez que a modalidade kung fu ainda não é uma modalidade olímpica e tem grande número de sub modalidade incluído dentro do wushu, ou seja, é uma modalidade ampla. Essa arte marcial de origem chinesa, nasceu da necessidade do homem em se defender e defender seu território, ciência que nasceu da observação do comportamento e movimentos dos animais, vista que a China sempre foi um país guerreiro. Kung Fu é um termo ocidental, o nome originalmente chinês é WUSHU que significa literal WU = guerra, marcial e SHU = arte. Seu ideograma é traduzido por a “Arte de Parar a Guerra”, explica a professora da Semepp.

Atualmente a Semepp conta com um grupo de competição do qual já revelou grandes talentos,  inclusive hoje tem participante nos treinos na confederação brasileira de kung u wushu (CBKW), órgão máximo do kung fu no país; e continua com a meta de oportunizar, abrir caminhos, levar o nome da nossa cidade aos mais diferentes lugares, transformar realidades, formar cidadãos conscientes.

“Eu como professora, acredito no esporte. O esporte tem o poder de ensinar, na prática, valores que fará total diferença na vida do atleta, do cidadão, do ser humano, pois proporciona extremos como: alegrias, tristezas, vitórias, derrotas, quedas, voos, mas sempre superação, motivação. O esporte que é oferecido por profissionais qualificados, estimula saúde e bem estar físico, emocional, psíquico; reforçam a cognição, incentiva as boas práticas, oportuniza mudanças. A meu ver pessoas que praticam artes marciais com afinco e determinação, são pessoas diferenciadas, por isso, pratique!. Quero agradecer a Deus, que sabe de todas as coisas, Família, pai, mãe, irmãos, ex-marido, filho, alunos, amigos, Grão Mestre Waldemar Ernega (in memoria) – Kun Fú, Mestre Valdenir dos Santos – Kung Fú, Sensei Aparecido Caires (in memória) – Karatê, Sr. Warley dos Santos Garcia – diretor do Parque de Obras em 2008;  professores da   Semepp , Dito, Quinha; vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (in memória);   professora Tute, professor Natinho. A cada profissional que atua junto a secretaria de esportes, independente do cargo que ocupe, somos diferenciados, lidamos com pessoas, saúde, sonhos”, finalizou Michellon.

 

Confira abaixo os títulos no kung fu conquistado por ela. :

·        Professora faixa preta 3º Duen estilo Tradicional pela Associação Shizuka de Kung fu Wushu;

·        Professora 6º nível em kung fu Wushu Sanda pela CBKW;

·        Professora Faixa preta em kung fu Wushu Moderno estilo Nanquan e Chanquan pela CBKW;

·        Professora 9º Deng em Kung Fu Wushu Shuai Jiao pela CBKW;

·        Curso de arbitragem Tradicional e Sanda pela associação shizuka de kung fu wushu;

·        Curso de arbitragem em wushu sanda pela federação paranaense de kung fu wushu;

·        Curso de arbitragem em wushu shuai jiao pela confederação brasileira de kung fu wushu (CBKW);

·        Curso 1º módulo em Sanda Militar – Mestre João Guedes.  

 

Vale ressaltar que seguindo as orientações  da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020,  a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades esportivas suspensas.