Professor Manguito relembra bons momentos vividos no esporte

17/04/2020

 

O funcionário da Prefeitura de Presidente Prudente, lotado há 30 anos na Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), Josué Ferreira do Carmo, de 56 anos, o Manguito, como é conhecido carinhosamente por todos, já foi um dos principais atletas do atletismo da região.

Natural de Prudente, ele iniciou a carreira no esporte em 1975, em  Panorama, com o professor Francisco de Assis Ricco, Posteriormente, em 1980, mudou para capital da Alta Sorocabana, onde deu início aos treinamentos com o técnico José Antônio Gazabin dos Santos.

Especialista nas provas de salto em distância, Manguito teve de começar a disputar as provas de corrida, como 800 e 400 metros rasos, além dos 400 metros com barreiras, por desfalques na equipe.

“Quando cheguei a Prudente esperava ficar apenas nas provas de salto, mas com a falta de atletas nas provas de pista, o Gazabin me colocou na corrida, onde tive bons resultados. Cheguei até a fazer o decatlo nos Jogos Regionais, em 1984, em Presidente Venceslau, ficando em terceiro lugar no geral”, relembra.

Uma de suas façanhas no atletismo foi competir no Troféu Bandeirantes, em São Paulo. “A prova dos 800 metros rasos nesta competição era muito difícil e competi com o atleta olímpico Zéquinha Barbosa. Quando o árbitro deu o tiro de saída ele já estava a 100 metros a frente, quando vi isso pensei: só Deus na causa”, conta, aos risos.

Em 1985, Manguito foi competir por Venceslau, ano em que  já estava encerrando sua carreira por problemas no joelho. Em 1986, já fora das pistas, ele começou a trabalhar com escolinhas de futebol, inclusive se tornando técnico das equipes de alto rendimento (times de competição). Em 2000, Josué se formou no curso de Educação Física pela Unesp (Universidade Estadual São Paulo).

“Quando parei de correr, pensei que tinha de continuar me dedicando ao esporte. Sendo amante do futebol, dei início ao trabalho com os times de Prudente. O esporte me presenteou, e presenteia, um alto rendimento de amizades e interação. Posso dizer  que o esporte é o único meio de socialização. Atuo há 30 anos Semepp, onde, atualmente, exerço a função de motorista, transportando atletas para diversas cidade e estados do  Brasil”, comenta.

Manguito diz que ainda gosta muito de esporte e permanece praticando atividade física. “Tudo é saudável onde o ser humano se sente bem. A atividade física é gratificante, é importante você praticar pelo menos uma caminhada”, finaliza.

Vale ressaltar que, atualmente, por orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do decreto estadual, todas as atividades da Semepp estão suspensas. (Colaboração – Marcos Chicalé)