Primeiro Meetup Google Developer Group em Prudente atrai cerca de 200 pessoas

03/09/2018

 

 

A Fundação Inova Prudente sediou na noite do último sábado (1º/09) o primeiro Meetup Google Developer Group (GDG) em Presidente Prudente, em tradução livre, Encontro do Grupo de Desenvolvedores do Google. O evento atraiu cerca de 200 pessoas que atuam ou se interessam pelo segmento.

No início do GDG, o presidente do Conselho Curador da Inova, Rogério Alessi, anunciou o 2º Hackathon, que será de 12 a 14 de outubro e terá como vertical Varejo e Turismo. “A vertical do Hackathon traz dois segmentos semelhantes de atuação. Queremos dar oportunidade para que os desenvolvedores possam propor soluções para que as empresas possam se beneficiar”, detalha.

Sobre o GDG, Rogério conta que é uma forma de articular o ecossistema de desenvolvedores e especialistas Google, além de criar uma comunidade e fortalecê-la, “porque assim melhora a qualidade do desenvolvimento e atrai investimentos e mais oportunidades”.

O organizador e apresentador do Meetup, João Cunha, explica que o GDG é uma comunidade de desenvolvedores que se interessam por tecnologias do Google e que o evento traz à região um engajamento maior entre as pessoas e cria o senso de comunidade. “O evento consegue trazer essas pessoas para que se conheçam melhor e possam trabalhar em conjunto para divulgar conhecimento entre elas”, pontua.

O evento contou com palestras de Lucas Azambuja, que abordou Serverless e Google Cloud Functions; Erica Sene, Chrome Dev Tools; Haroldo Teruya, Django; Murilo Siqueira, criação de componentes interativos em Páginas AMP com Amp-Bind; e William Grasel, PWA. Sendo este último Google Developer Expert.

Para João, a programação foi uma “aposta grande”, pois expôs os participantes a um contato e exposição maiores a tecnologias de ponta. “Com o tempo, conforme as pessoas começarem a agir em comunidade e divulgar e compartilhar mais, a ideia é que se tornem profissionais e até estudantes melhores”, conclui.