Primeira consultoria do edital de aceleração aborda design thinking da startup  

14/04/2020

 

Na noite desta segunda-feira (13/04), teve início o período de consultorias dos projetos selecionados no edital de aceleração 2020 da Inova Prudente. Os empreendedores presenciaram um bate-papo sobre ‘Design Thinking’ com o designer Paulo Carneiro. O tema terá continuidade ainda nesta terça (14) e até a próxima segunda (20), com exceção do domingo (19), quando não haverá consultoria.

Durante a primeira transmissão on-line, Paulo explicou o que é Design Thinking e apresentou os conteúdos que serão trabalhados ao longo da semana e deu algumas dicas para que os empreendedores pensem o que podem melhorar e o que está encaminhado.

“Muitas pessoas acreditam que [Design Thinking] está ligado à estética de um ambiente ou plataforma, mas, na verdade, se refere mais à funcionalidade a beleza”, explanou.

Ainda na consultoria, o designer tratou sobre o entendimento de marca, a relação do consumidor e passou técnicas para que os empreendedores possam organizar as informações de forma mais objetiva em uma interface de usuário. “Os itens organizados da forma correta, os elementos que querem que transmitam mais impacto, enfim. Design também é organização”, acrescentou.

Um dos pontos comentados pelo designer foi a questão do nome escolhido para as startups. Ele pontuou que é um processo que exige muito cuidado, pois a escolha acompanhará vida útil do empreendimento e que é uma decisão que pode mudar o futuro da marca. 

Ainda em relação à escolha do nome da marca, Paulo citou os critérios que devem ser levados em consideração até a decisão final, sendo eles: facilidade, expressão, distinção, memorização, aparência, disponibilidade, interesse e versatilidade. 

Sobre a marca, Paulo destacou que ela pode ser entendida como a união de atributos tangíveis ou intangíveis simbolizados por um logotipo a fim de comunicar, influenciar e agregar valor ao produto ou serviço.

Além disso, ele ressaltou que a marca deve ter uma comunicação mais efetiva e direta com o público alvo. “Já a identidade visual transmite os valores e conceitos da marca devendo ser flexível e possibilitar que seja aplicada em diversas mídias, formatos e dimensões”. (Colaboração – AI/Inova Prudente)