Prefeitura realiza ação de combate à Leishmaniose Visceral Canina no Monte Carlo

29/06/2018

Em razão dos casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no Residencial Monte Carlo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (28) a ação com os agentes comunitários de saúde da ESF, o trabalho de visita aos moradores do bairro aplicando um questionário, a fim de testar o conhecimento da população em relação à doença e a maneira de prevenção.

A ação realizada pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem como objetivo o controle da transmissão da doença.  A ação terá a parceria da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e da Secretaria do Meio Ambiente (Semea).

Na próxima semana do dia 02 ao dia 07/07 os agentes de endemias da VEM e agentes de zoonoses do CCZ irão percorrer o bairro realizando o manejo ambiental, apontando para a população todo material, que serve como criadouro para o mosquito palha, que é o transmissor da Leishmaniose.

 O material deve ser retirado do quintal, depositado em sacos de lixo ou caixas e colocados na calçada, pois no dia 10/07, um caminhão da Prudenco estará passando para recolher todo material em decomposição, como: poda de árvores (galhos e folhas), frutos que caem dos pés, madeiras e móveis de madeira.

Durante a semana, os agentes do CCZ também estarão coletando sangue para o teste de Leishmaniose e o cadastramento dos animais, e no sábado, dia 07/06 haverá um plantão para as pessoas levarem seus cães, que ainda não realizaram a coleta.

A Secretaria do Meio Ambiente também realizará no bairro o trabalho de poda das árvores e capinação nos espaços públicos; membros das igrejas, líderes de bairro e voluntários da comunidade estarão distribuindo material informativo para orientação sobre as ações que ocorrerão no dia 07/07.

As igrejas evangélicas e católicas daquela região irão receber material para divulgação desta ação para conscientização da população. As Escolas Municipais já receberam o modelo de comunicado para colar no caderno de recados dos alunos.

Os agentes envolvidos nesta ação receberam capacitação pelos funcionários da SUCEN, Vigilância Sanitária e também pelo médico veterinário responsável pelo CCZ; a capacitação aos líderes do bairro e funcionários da Escola Municipal Carla Simone da Silva Alves será realizada pela equipe de IEC (informação, Educação e Comunicação) da Vigilância Epidemiológica.

- Agenda

Em agosto será realizada a Semana Estadual de Combate à Leishmaniose, os profissionais de saúde participarão de uma palestra sobre a transmissão da doença em humanos ministrada pelo médico infectologista Dr. José Wilson Zangirolami.

Segundo os organizadores da iniciativa, só é possível acabar com a transmissão da Leishmaniose, tanto nos cães como nos humanos, por meio da prevenção,  para isto é necessário apoio e empenho da população.