Prefeitura prepara PA Santana para início do atendimento 24 horas nesta sexta

15/04/2021

A equipe da Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) está concluindo as instalações da UBS ‘Matheus Seribeli’, onde também funciona o Pronto Atendimento do Jardim Santana, para o início do atendimento 24 horas que acontecerá a partir desta sexta-feira (16/04). As salas de consulta foram transformadas em leitos, com duas ou três camas hospitalares e também houve adaptações na sala de emergência, que recebeu novas aparelhagens. Os banheiros foram equipados com cadeiras auxiliares para banho e acalçada está sendo readaptada para o tráfego das ambulâncias.

O local será destinado ao atendimento clínico de urgência e emergência a pacientes não-covid. As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tanto zona norte quanto Ana Jacinta, serão reservadas a casos de emergência relacionadas à covid-19. Cabe lembrar que para sintomas iniciais, o cidadão deve buscar primeiramente o centro de triagem da covid-19 ou qualquer Unidade Básica de Saúde.  

Por conta da reestruturação da rede de urgência, os pacientes da UBS da Santana devem agora procurar a UBS São Pedro, também na zona leste.

De acordo com o secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, a iniciativa de transformar a unidade Santana em Pronto Atendimento clínico 24 horas, tem como objetivo principal preservar a saúde dos pacientes. “Consideramos a necessidade de separar as demandas de urgência e emergência a fim de minimizar a contaminação de pacientes não-covid”, declarou.

Marco ainda relata que essa é mais uma iniciativa que a administração municipal adota como enfrentamento à pandemia. “Tivemos que readaptar nossos serviços, implantado e ampliando o numero de leitos para o atendimento aos pacientes, principalmente aos que aguardam por uma transferência via Cross”.

Conforme a Sesau, o atendimento de emergência não deixará de ser realizado nas UPAs, em casos excepcionais e de emergência, porém, assim que estabilizado, o paciente será transferido ao PA Santana.

O PA Santana 24h foi viabilizado pela prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a iniciativa privada e sociedade civil, que doaram aparelhos e insumos, possibilitando mais essa medida de enfrentamento à pandemia.