Prefeitura inicia testes de Covid-19 em servidores da Secretaria de Educação de Prudente

17/11/2020

A Prefeitura de Presidente Prudente inicia nesta terça-feira (17) a testagem rápida para o coronavírus, a Covid-19, em servidores da Rede Municipal de Educação. Nesta manhã, o inquérito soroepidemiológico atendeu os profissionais da alimentação escolar, bem como os colaboradores da Seduc (Secretaria da Educação), do Almoxarifado e do CAA (Centro de Avaliação e Acompanhamento/ Centrinho).

Segundo o assessor da secretaria, Carlos Vioto, o objetivo da testagem é atender e monitorar todos os indivíduos que atendem crianças, com o intuito de compreender quantas pessoas já foram expostas ao vírus e quantas ainda podem se infectar. “Estamos nos planejando para um possível retorno das aulas no ano que vem, por isso, queremos garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos, tanto dos profissionais quanto dos alunos”.

Vale salientar que a testagem será realizada em cerca de 300 servidores por dia, que são divididos em diferentes horários de acordo com a unidade em que atuam, e será feita apenas em pessoas que estiverem assintomáticas e que não tenham testado positivo em testes ou exames realizados anteriormente.

Ao todo, serão disponibilizados 2.500 testes rápidos para todos os funcionários da rede municipal de educação, como professores, cozinheiros, serviços gerais, entre outros, a fim de coletar informações e estimar a prevalência de anticorpos em determinadas populações. A campanha terá duração de 10 dias, sendo do dia 17 a 25 de novembro o atendimento aos profissionais de escolas municipais, e nos dias 26 e 27 aos funcionários das creches parceiras.

Ainda, para todos os pacientes que se submeterem a coleta de dados pessoais e ao teste, o laudo chegará em no máximo uma hora por meio de mensagem de sms ou e-mail, mostrando se o resultado foi reagente (positivo) ou não reagente (negativo).