Prefeitura inicia distribuição de kits de alimentação em escolas municipais

08/05/2020

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), iniciou nesta quinta-feira (07/05) a entrega de mais de 1.500 kits de alimentos. As primeiras foram acompanhadas pelo prefeito Nelson Bugalho e a secretária de Educação, Sônia Maria Pelegrini, na Escola Edna Carnelós Barbosa, na Vila Paulo Roberto.

 

De acordo com a secretária de Educação, “o objetivo da entrega dos kits de alimentação é de melhorar a questão nutricional das crianças que estão sem alimentação escolar”. Segundo ela, a Seduc realizou a triagem das famílias e o agendamento das mesmas para evitar aglomerações nas escolas.

 

Além da entrega, o prefeito acompanhou a montagem dos mais de 1.500 kits que serão entregues às famílias, em sua totalidade, até esta sexta-feira (8). Os kits contam com alimentos provenientes da agricultura familiar. Atualmente, 350 produtores vinculados à Uadaf (Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar) contribuem com a produção desses mantimentos.

 

Cerca de 1.400 famílias dos alunos receberão o kit padrão, que é composto por arroz, leite em pó, frutas, alface e mandioca. Outras 140 famílias com crianças matriculadas no berçário receberão kits com os seguintes itens: leite pasteurizado, frutas, mandioca, arroz e feijão. A escolha dos itens e organização dos produtos contou com a participação do Conselho de Alimentação Escolar.

 

Para uma das contempladas, os alimentos são importantes para complementar a alimentação da filha de três anos que estuda na Escola Edna Carnelós. “Estou parada por conta da Covid-19, por ser do grupo de risco, pois tenho diabetes e pressão alta. Essa ajuda veio em boa hora”, disse. Outra família contemplada agradeceu os alimentos recebidos. Ela retirou o kit de alimentos para o neto, que também estuda na Escola Edna Carnelós.

 

Os kits de alimentos contemplam as famílias já cadastradas pela Seduc que vivem em situação de privação de alimentos. Foram avaliados critérios estabelecidos em decreto como: estar inserido no CadÚnico (Cadastro Único) e receber o Bolsa Família. Estas mesmas famílias já receberam cestas de alimentos há cerca de duas semanas.