Prefeitura entrega revitalização de monumento alusivo à Revolução Constitucionalista

06/07/2021

 

A Prefeitura de Presidente Prudente realizou na manhã desta terça-feira (06) um ato solene para marcar a entrega da revitalização do monumento construído por ocasião dos 50 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento, ocorrido na área externa do Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, integra a programação alusiva ao feriado de 9 de julho, que se estenderá no decorrer da semana.

Como autoridades, estiveram presentes o chefe de gabinete, Jonas Martins, representando o prefeito Ed Thomas; o secretário Municipal de Cultura, Yuri Reis; o major PM Vitor José Bazzo, representando a comissão do 9 de Julho; Marcelo Costilho, como representante do deputado Mauro Bragato e presidente do Grupo de Escoteiros Guayporé; o presidente da Câmara, Demerson Dias; e as vereadoras Miriam Brandão e Nathália Gonzaga, além do representante do vereador Professor Negativo.

O monumento foi revitalizado em conjunto pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semea), Cultura (Secult) e Obras e Serviços Públicos (Sosp), além da colaboração da sociedade civil. A obra original é de 1982, projetada por Suzimeire Zaniboni, na gestão do ex-prefeito Benedicto Apparecido Pereira do Lago, para representar os quatro combatentes, Cláudio Bueno Miragaia, Mário Martins de Almeida, Dráusio Marcondes de Sousa e Américo Camargo de Andrade, popularmente conhecidos como MMDC.

Como representante das forças policiais, o major PM Vitor Bazzo discursou sobre a importância da comemoração desta data. “Faremos a melhor comemoração das três últimas décadas. Agradeço a todos os envolvidos, a todos que colaboraram com a revitalização. Foram mais de 1.000 homens que saíram de Prudente para lutar, em busca da lei e da ordem, que jamais podem ser esquecidos. A história do Estado de São Paulo não pode ser perdida”, declarou.

O chefe de gabinete, Jonas Martins, que falou em nome do prefeito Ed Thomas, reforçou sobre a importância desta data e de que seja sempre lembrada. “Ed me incumbiu de mandar um recado a todas as famílias combatentes, especialmente às mulheres, que fortaleceram seus lares. Em nome do prefeito, muito obrigado a todos os que ajudam a manter viva a história daqueles que ajudaram a construir a história”.

Além de agradecer aos responsáveis pela revitalização e por todas as ações a serem promovidas ao longo da semana. Costilho lembrou que, na quinta, a tenente-coronel Renata Fassina receberá o certificado de honra ‘Aldo Chioratto’. O certificado foi criado em 2013 com a finalidade de homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras que por seus méritos e serviços relevantes prestados ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932, tenham se tornado dignas de especial distinção.

No sexta, feriado de 9 de Julho, data magna do Estado de São Paulo, representantes dos combatentes, prefeitura, câmara e sociedade civil farão uma homenagem diante do monumento do Soldado Constitucionalista, localizado na Avenida Coronel Soares Marcondes, entre as Praças 9 de Julho e Monsenhor Sarrion, às 9h.