Prefeitura e Unoeste realizam Mutirão de Saúde da Mulher neste sábado (09)

07/10/2021

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Presidente Prudente e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) oferecerão neste sábado (09/10), das 8h às 16h, o Mutirão de Saúde da Mulher. A iniciativa tem como objetivo oferecer atendimentos e orientações às funcionárias e moradoras do município, como exames de Papanicolau, consultas gratuitas com ginecologistas e limpeza de pele, além de orientações de cuidados femininos.

Vale lembrar que os atendimentos serão realizados no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, ao lado do Hospital Regional (HR), de maneira gratuita. Para as cidadãs que possuem interesse em participar, basta comparecer ao local.

De acordo com o médico e professor da Unoeste, o mastologista Dr. Fernando Valejo, este mês significa prevenção. “É um mêspara as mulheres entenderem a importância da prevenção a esse tipo de câncer, pois ela permite o diagnóstico mais precoce e pacientes diagnosticadas mais cedo, tem mais chances de um tratamento conservador e de cura. Esse é o principal meio de combate aos sintomas dessa doença que mais atinge as mulheres”, explica.

Conforme o mastologista, é essencial que a mulher saiba realizar o autoexame, mas isto não anula a necessidade do exame de mamografia. “Todas elas, acima dos 40 anos, devem realizar anualmente esse procedimento e pedir para que o seu médico faça a avaliação do resultado. É preciso entender que a mamografia é o único exame capaz e comprovadamente eficaz na prevenção do câncer de mama”, finaliza.

Alerta e Prevenção

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2020, mais de 2,3 milhões de pessoas no mundo descobriram essa doença. Esse tumor representa cerca de 24,5% dos casos de câncer na população feminina.

Em uma estimativa do Inca, no Brasil existe a possibilidade de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021. Os principais sintomas são: nódulo fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos, ou também pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Outros dados ainda divulgados pelo instituto mostram que cerca de 13% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com mudanças nos hábitos. Para diminuir esse índice, a campanha Outubro Rosa 2021 apresenta alguns pontos de prevenção:

- Pratique atividade física;

- Mantenha o peso corporal;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Não fume;

- Para as mamães: amamentar seu bebê é um dos fatores de proteção. (Com Assessoria de Imprensa da Unoeste)