Prefeitura e Unoeste firmam parceria para monitoramento de pacientes suspeitos de Covid-19

14/04/2020

 

A Prefeitura, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que firmou parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) para reforçar o monitoramento dos pacientes suspeitos de coronavírus, a Covid-19, em Presidente Prudente, sobretudo aqueles que estiveram hospitalizados e aos profissionais de saúde.

O trabalho, que já vinha sendo feito pela equipe da VEM ganhou reforço dos alunos do último ano da Famepp (Faculdade de Medicina de Prudente), consiste em ligações ao paciente que está em isolamento para reforçar a importância do mesmo, bem como quais as condutas que devem ser adotadas durante este período.

“Cada caso recebe uma atenção diferenciada. Há aqueles que requerem que o monitoramento seja diário e outros que possibilitam intervalos maiores”, explica Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

A supervisora diz ainda que os pacientes recebem as devidas orientações ao procurarem por assistência médica. Entretanto, ela reforça que nos casos que requerem hospitalização, ao receberem alta médica as pessoas acabam não assimilando o montante de informação recebida.

Além das orientações, Elaine conta que durante o contato com o caso suspeito é feita a busca ativa por novos casos. “Questionamos se há comunicantes [pessoas que tiveram contato com o paciente] na residência ou no trabalho, se esses grupos apresentam sinais e sintomas, enfim. Em alguns casos, é necessário ainda realizar a busca ativa in loco”, detalha.

 

Orientações – Algumas das condutas informadas aos pacientes são as seguintes. Para um isolamento efetivo, é recomendado que fique em quarto isolado e bem ventilado e, quando não possível, que seja mantida distância mínima de um metro; dormir em casa separada, com exceção das lactantes, que devem continuar amamentando com uso de máscaras e medidas de higiene; locais compartilhados devem estar bem ventilados; sem visitas ao paciente; utilização de máscara cirúrgica todo tempo, entre outras.

No caso dos cuidadores: a pessoa deve utilizar máscaras todo tempo e, principalmente, quando estiver perto do paciente; deve ser realizada higiene das mãos toda vez que parecerem sujas, bem como antes e depois de ir banheiro, cozinhar e comer ou toda vez que julgar necessário; entre outras medidas.

No geral, as demais precauções são as seguintes: ao lavar as mãos com água e sabão, dar preferência ao uso de papel toalha; todos os moradores da residência devem cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e, em seguida, realizar a higiene necessária; evitar contato com secreções do paciente suspeito e, quando for descartar o lixo do paciente, usar luvas descartáveis; limpar com frequência as superfícies tocadas com solução contendo alvejante; lavar roupas pessoais, de cama e banho, além de utensílios, de forma separada.