Prefeitura determina 24 horas para Prudente Urbano comprovar déficit financeiro

28/06/2021

Na tarde desta segunda-feira (28/06), em reunião convocada emergencialmente, a administração municipal recebeu a Prudente Urbano, que compareceu representada por Lucas Silva Gonçalves, membro da diretoria, e pela advogada Rejane Salvador. Estiveram presentes o prefeito Ed Thomas e os secretários municipais de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Finanças (Sefin), Assuntos Jurídicos e Legislativos (Sejur) e Administração (Secad), Luiz Edson de Souza, Célia Molinari, Jorge Duran e Donizete Veloso, respectivamente, o chefe de gabinete Jonas Martins, além de outros membros da administração.

A prefeitura acordou um prazo de 24 horas para que seja apresentada uma planilha com todos os custos operacionais, que incluem gastos com funcionários, combustível e manutenção. A análise desses dados será fundamental para que as decisões sejam tomadas.

“Atualmente, as planilhas apresentadas pela empresa incluem gastos com financiamento dos veículos adquiridos, o que deve ser custeado com recursos da empresa, sem considerar a receita da bilhetagem”, explica Edson.

O secretário da Semob também relata que a reunião foi marcada com o objetivo de que a Prudente Urbano apresentasse uma solução imediata, porém os representantes da concessionária não o fizeram.

O prefeito questionou sobre qual a solução a empresa tem em mente e garantiu que a decisão do poder público precisa ser técnica e com embasamento jurídico. “Essa situação não pode perdurar. Precisamos dar uma satisfação aos nossos munícipes”.

A Semob manterá as vans em circulação por, no mínimo, 30 dias. Atualmente, a pasta tem 18 veículos cadastrados, entre vans, micro-ônibus e ônibus, com atendimento a 13 percursos, ou seja, 30% das linhas oferecidas pela empresa.

Segundo a empresa, já há uma ação protocolada na justiça para que a greve seja encerrada e os serviços retomados.