Prefeitura de Prudente lança campanha sobre descarte irregular de lixo

31/05/2021

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Presidente Prudente lançará uma campanha, com grande mobilização nas redes sociais, para alertar à população sobre o descarte irregular dos resíduos sólidos, que é considerado crime ambiental e passível de multa de até R$ 7.500, para quem for pego em flagrante.

O prefeito Ed Thomas relata sobre os recorrentes episódios de descarte irregular que o município tem registrado. “Atualmente, é um dos grandes problemas da cidade. As pessoas precisam se conscientizar que Prudente limpa é um dever de todos”.

Hoje, o município possui três Ecopontos, locais destinados ao descarte correto de certos tipos de resíduos, localizados na Vila Aurélio, no Jardim Sabará e Residencial Carandá, com disponibilidade para receber papel, plástico, metal, vidro, móveis usados (até duas unidades), lixo eletrônico, óleo de cozinha usado e até 1 metro cúbico (m³) - ou dez sacos - de resíduos da construção civil. Mais três unidades, com endereços já definidos, que serão instaladas em breve pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea).

A Semea ressalta que não são permitidos resíduos orgânicos, industriais, grandes volumes da construção civil, materiais de serviços de saúde, isopor, gesso e animais mortos.

O município também possui um local específico para o descarte de pneus usados, que está instalado no Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 563, Vila Nova Prudente.

A cidade ainda conta com um local apropriado para o descarte de galhos e podas, localizado na Rodovia Júlio Budisk, Estrada do Laticínio Líder.

Flagrante de desrespeito ao meio ambiente

Como um exemplo da falta de conscientização, no último sábado (29), a Prefeitura, representada pelo secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Maurício Nabhan Garcia, registrou um boletim de ocorrência (BO) contra um homem, que foi flagrado descartando uma grande quantidade de lixo na Estrada da Caravina.

O indivíduo estava em um veículo do tipo caminhonete, quando foi avistado por Nabhan derrubando os materiais da carroceria. O secretário acionou a Polícia, que conduziu os envolvidos à delegacia para o registro da ocorrência.

Após as medidas cabíveis adotadas pelo município, o procedimento será sequenciado pela autoridade policial. A prefeitura alerta que o descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa de até R$ 7.500, para quem for pego em flagrante.