Prefeitura de Prudente apreende animais de grande porte soltos nas vias públicas

15/02/2021

 

O Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente, órgão vinculado à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizou na manhã desta segunda-feira (15/02) uma operação para recolhimento de animais de grande porte (equinos e bovinos) encontrados nas vias públicas de Presidente Prudente, colocando em risco à segurança da população e do sistema viário.

Na ocasião foram apreendidos dois animais de grande porte, além disso, cinco proprietários foram notificados de acordo com a Lei 8.545/2014, que trata sobre a apreensão de animais, do resgate, da destinação, da responsabilidade do proprietário de animais, das disposições gerais e das sanções.

As apreensões de animais ocorreram na Vila Operária e Vila Iti, na zona leste.  A operação foi motivada por denúncias e contou com apoio da Polícia Militar.

Conforme o gerente do CCZ, Ricardo Pisca, as operações foram realizadas de forma surpresa. Segundo ele, foram recebidas diversas denúncias nestas regiões que foram percorridas na operação de hoje.

Os animais ficam por cinco dias no CCZ. O proprietário deve solicitar a liberação dos animais apreendidos pelo CCZ conforme a Lei 8.545/2014 e implicará ao proprietário, taxa de apreensão, diária e multa na reincidência.Caso o proprietário não aparece para reaver, o animal será doado.

Serviço: O munícipe que visualizar um animal em via pública deverá entrar em contato com o CCZ através do telefone 3905-4220, informando com detalhes o local onde se encontra o animal, com ponto de referência e o nome do proprietário se souber. O recolhimento será conforme a Lei e somente de animais vivos.