Prefeitura conclui cercamento em figueira da Francisco Goulart

06/01/2021

A Prefeitura de Presidente Prudente concluiu o cercamento da figueira localizada na calçada externa do Parque de Uso Múltiplo (PUM), na Rua Francisco Goulart. Iniciadas em novembro após as chuvas que avariaram a árvore, as obras foram concluídas na segunda-feira (04/01) com a instalação de 20 metros quadrados de gradil e a restauração do alicerce de alvenaria.Essa iniciativa integra as medidas de preservação adotadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea).

 

Segundo informações fornecidas pela Secretaria de Obras (Sosp), também foi necessária a reparação da grade de proteção do PUM, que sofreu danos após a queda de um galho.

 

Apesar de assegurada pelo Decreto 28.906/2018, como objeto de Proteção ao Patrimônio Paisagístico, a figueira já apresentou deteriorações decorrentes de atos criminosos em duas situações anteriores, sendo uma de envenenamento e outra de incêndio, os quais foram comunicados à Polícia por boletins de ocorrência. Até o momento, não foi possível localizar os eventuais responsáveis.

 

Dentre as disposições previstas pelo decreto, estão o impedimento de corte, a remoção, o replantio, a queima, a poda drástica e toda e qualquer prática de injúria, que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário.