Prefeitura anuncia funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19 a partir desta segunda

22/04/2020

 

Começa a funcionar a partir desta segunda-feira (27/04) o Centro Municipal de Triagem do Coronavírus, a Covid-19. O espaço exclusivo para acompanhamento da doença funcionará no PA (Pronto Atendimento) do Jardim Santana, cuja entrada é pela Rua Félix Buchala, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, 24h por dia.

“Estamos estudando e pensando no Centro de Triagem específico para Covid-19 há muito tempo. Já contratamos os profissionais e definimos o PA do Jardim Santana por haver uma entrada distinta em relação a UBS [Unidade Básica de Saúde], que continuará funcionando normalmente”, explica Valmir da Silva Pinto, secretário de Saúde.

Conforme o secretário, com início do funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, todos os munícipes que tiverem algum sintoma que indique síndrome respiratória deverão ir ao local.

“A partir da abertura, se o munícipe for à outra unidade de saúde ele será indicado a ir ao Centro. Vamos centralizar para que facilite o atendimento, a recuperação e, principalmente, a questão da testagem que teremos de implementar em Prudente. Essa é uma medida do Governo, por determinação do prefeito [Nelson Bugalho], a fim de conter, controlar e atender melhor a população de Prudente”. 

O secretário conta ainda que o Centro de Triagem da Covid-19 diminuirá o número de profissionais da saúde em contato com possíveis casos de coronavírus, o que, consequentemente, “diminuirá o contágio entre eles”.

Além disso, ele reforça que a medida adotada pelo Governo Municipal impactará em economia aos cofres públicos, uma vez que minimizará o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). “Vamos centralizar a utilização de EPI nesse local que terá contato com aqueles que possam ter síndrome respiratória”.